Atenção aposentados, pensionistas e servidores públicos ativos, desde ontem (23), os serviços prestados de forma presencial pela Central de Atendimento (CAT) do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) estão suspensos. O procedimento, que é válido pelo prazo de 15 dias, segue o que determina o Decreto nº 4605-R - publicado na edição extra do Diário Oficial dessa sexta-feira (20) - referente a medidas de enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19).
Clique aqui e confira o Decreto.
Para o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal, a interrupção temporária é de extrema importância. “É para o bem de todos nós, pois estamos vivenciando momentos preocupantes por causa da pandemia e na Central do Instituto há um grande volume de atendimentos diários a pessoas que fazem parte do grupo de risco. Dessa forma, contamos com a colaboração de cada um, e nos colocamos à disposição pelos outros canais de atendimento, como o teleatendimento pelos números 08002836640 e (27) 32013180”, afirma.
Marçal também orienta sobre o requerimento de pensão por morte. “Durante esse período, o dependente do segurado que precisar dar entrada especificamente nesse tipo de benefício tem a opção de ligar para o Instituto e realizar um pré-agendamento para que compareça à autarquia e faça a devida solicitação”, explica.
O presidente do instituto alerta ainda que advogados que necessitarem de cópia de processos que são vinculados poderão utilizar esse mesmo canal de comunicação para efetuar o pré-agendamento.
Serviços on-line
Os segurados do Instituto podem buscar serviços da autarquia, tais como contracheques, declarações de Imposto de Renda e tramitação de processos, sem sair de casa, pelo site www.ipajm.es.gov.br.
No caso do informe de rendimentos, para obtê-lo basta clicar no item Informe de Rendimentos, no menu superior dessa página, e digitar o número de CPF e senha nos campos em branco, conforme mostra na imagem abaixo.
Além disso, no site do Instituto www.ipajm.es.gov.br estão disponíveis diversas informações referentes à Previdência Estadual. É possível visualizar, por exemplo, o item legislação, que disponibiliza leis federais e estaduais, decretos e portarias.
Canais de atendimento
Há várias opções de entrar em contato com o IPAJM. A autarquia conta com um serviço de teleatendimento pelos números 0800-2836640 e (27) 3201-3180, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto nos feriados nacionais e estaduais. Quem preferir enviar mensagem via correio eletrônico, o e-mail é ipajm@ipajm.es.gov.br. A Ouvidoria da autarquia também está à disposição, clique aqui e saiba como o setor pode ajudar.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)