05/06/2018 08h04 - Atualizado em 05/06/2018 09h15

Hartung recebe jovem da nova campanha do Ocupação Social

O governador Paulo Hartung e o secretário de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni, receberam, na tarde de ontem, o jovem Jefferson Pereira, personagem principal da nova campanha do Programa Ocupação Social. Atleta e morador de Flexal II, em Cariacica, ele conseguiu há poucos meses a bolsa integral para estudar e realizar o seu maior sonho: se tornar professor de educação física. O encontro ocorreu no gabinete do governador, no Palácio Anchieta. A família do rapaz também foi convidada.

O governador Paulo Hartung conversou com Jeferson e seus familiares, falou sobre o neto recém-nascido, sobre os desafios da vida contemporânea e revelou suas preferências esportivas. “Sempre optei por modalidades coletivas”, disse.

Na ocasião, o estudante foi presenteado pelo governador com o livro Palácio Anchieta - Patrimônio Capixaba. “Esse livro é uma oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Espírito Santo”, comentou.

Paulo Hartung parabenizou a história de vida de Jeferson. “O programa Ocupação Social nasceu com o objetivo de levar oportunidade para nossos jovens. Estamos em 26 comunidades. Legal receber vocês. Parabéns pela trajetória. Parabéns pela família. A melhor herança que podemos dar para nossos filhos é o estudo”, destacou.

A história de Jefferson é uma dentre as mais de 11 mil histórias de pessoas que já foram atendidas pelos projetos do Ocupação Social, desde 2015. “Eu já tenho planos para seguir adiante. Depois de concluir a licenciatura (em Educação Física), vou começar o bacharelado. Quero ser professor e trabalhar na área de lazer, também”, disse Jefferson.

Um sonho que, segundo Dona Cleuzanuice Bispo Pereira, mãe do estudante, já vem despertando o interesse de outros jovens na comunidade. “Ele tinha esse sonho e conseguiu, graças ao Ocupação Social. Agora outras mães vêm até mim perguntar como que faz. Tem que batalhar e ir atrás, né?! Assim como ele. A oportunidade aparece e você não pode perder”, conta a mãe, orgulhosa. Ela, assim como o pai de Jefferson, José Antônio de Souza Franco, e a irmã, Luyza Pereira Franco, de 14 anos, que sonha em cursar medicina, também estiveram com o governador.

Mais de 30 mil oportunidades em 2018

O programa, criado para ajudar a reduzir o número de homicídios no Espírito Santo, em especial o de jovens, já ofertou mais de 20 mil oportunidades e espera chegar a mais 30 mil, ainda este ano, nos 26 bairros, por meio de vagas em cursos de qualificação e de empreendedorismo, de atividades e projetos de cultura e de esporte, do microcrédito, de palestras, dentre outros serviços.

Estão abertas as inscrições para 510 vagas em 22 cursos gratuitos que o Ocupação Social e o Sesi vão ofertar em 18 bairros atendidos pelo programa. E no próximo mês, na primeira semana de julho, serão abertas mais 190 vagas, da mesma parceria, totalizando 700 vagas. Há opção para cursos de auxiliar de escritório, auxiliar de panificação, ajudante de cozinha e informática. Informações e link de inscrição no www.direitoshumanos.es.gov.br.

O Ocupação Social também está com vagas remanescentes para os cursos ofertados pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). São mais de 300 vagas, em aulas de canto, de violão e de percussão. Os professores da faculdade dão aula nos bairros.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard