21/11/2018 08h01 - Atualizado em 21/11/2018 08h48

Grupos da Fames divulgam concertos de encerramento do ano

Para apresentar os resultados do segundo semestre letivo de 2018, os Grupos Sinfônicos de Sopros e Percussão da Fames, formados pela Banda Sinfônica e Orquestra Jovem de Sopros e Percussão da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), se apresentam, respectivamente, na próxima sexta-feira (23), às 20h, no Teatro Carlos Gomes, em Vitória, e no dia 27 de novembro, às 20h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral. O Maestro Marcelo Madureira é o diretor musical e regente titular dos Grupos.

A Orquestra Jovem de Sopros e Percussão está participando da programação oficial do 6º Festival de Música Erudita do Espírito Santo. Na oportunidade, a Orquestra vai apresentar o Concerto “Dez anos”, em comemoração ao aniversário do grupo, que surgiu como atividade de extensão para jovens músicos em 2008. O repertório será formado por obras originais para esta formação de compositores expressivos como Otto Schwarz, Rossano Galante, Steven Reineke e o brasileiro José Ursicino da Silva, o saudoso Maestro Duda.

Já a Banda Sinfônica apresentará o Concerto “Solistas” com a participação especial de cinco músicos, integrantes do próprio grupo e representantes dos naipes de madeiras, metais e percussão. As obras são dos compositores Nikolai Rimsky Korsakov, Radamés Gnattali, duas obras do James Curnow e a última de Alfred Reed.

Os Grupos Sinfônicos de Sopros e Percussão da Fames

A Banda Sinfônica e a Orquestra Jovem de Sopros e Percussão da Fames contribuem com o cenário da música de concerto capixaba e com a formação de plateia por meio de concertos e espetáculos. Juntas reúnem mais de 100 músicos entre alunos, técnicos, professores e monitores. A Banda é uma disciplina obrigatória do Curso de Graduação em Música para os instrumentos de Sopros e Percussão com metodologia própria e a Orquestra Jovem é do Curso de Formação Musical como disciplina optativa de prática de conjunto para fomentar as práticas de repertório de sopros e percussão.

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard