Cerca de 50 servidores públicos estaduais participaram, ontem, da primeira turma do ‘GovLab Experience’. O evento, que conta com o apoio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), tem o objetivo de despertar o potencial empreendedor com foco na transformação do serviço público e do indivíduo.
De forma inovadora e dinâmica, os participantes têm acesso a exemplos de pessoas que atingiram o sucesso ao empreender no setor público, em diferentes áreas, assim como os benefícios trazidos por essa nova cultura tanto para a própria organização como para aqueles que fazem uso do serviço prestado. O momento foi conduzido pelo consultor Alexandre Guimarães.
Além de representantes do Elo Group, que organiza o encontro, o evento contou com a participação da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, e da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers. Durante sua fala, Dayse ressaltou a necessidade de trazer esse assunto para debate.
A secretária também comemorou a boa procura pelo evento. “Temos um time grande para nos ajudar a movimentar essa roda da inovação. E é esse o caminho que temos que seguir. Nossa agenda tem que ter esse norte e olhar para a modernização, que são conceitos e práticas cada vez mais exigidos pela sociedade”, pontuou Dayse.
Essa foi a primeira turma a participar da discussão. A programação conta, ainda, com um novo encontro que será realizado hoje, com uma quantidade semelhante de pessoas. Desta vez, além dos profissionais do Estado, também serão beneficiados servidores das administrações municipais.
Movimento Inovador - A formação desta parceria para promover o evento GovLab Experience faz parte de uma série de ações empreendidas pela Esesp e pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Uma delas é o Laboratório de Inovação na Gestão (Labges), que vem auxiliar o setor público no fortalecimento dessa cultura criativa.
Além disso, as duas instituições realizam uma revisita aos cursos e demais soluções didáticas que são ofertadas pela Escola de Governo e integram a trilha de aprendizagem de Inovação. A proposta é que essa trilha passe a englobar novas formações e temas, ocupando outros espaços de aprendizagem.
A Esesp também tem fortalecido seu trabalho junto às lideranças. Para isso, a instituição tem estreitado sua relação com o Insper para viabilizar a Escola de Líderes, espaço que estimula lideranças eficazes, democráticas e orientadas pelos princípios da criatividade, inovação e sustentabilidade.
Para a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, essa gama diferente de ações que exige uma nova postura daqueles que as colocarão em prática. “Daí a importância de espaços educacionais como esses. A capacitação é um dos instrumentos mais poderosos para criar um ambiente propício à mudança e há pessoas com coragem para inovar e vigor para empreender”, disse.
FOTO: Divulgação / Seger
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)