O Governador Paulo Hartung assinou, na tarde de ontem, um documento que cede ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES) o uso do imóvel conhecido como Edifício das Fundações, localizado no Centro de Vitória. O espaço será destinado à ampliação do Fórum da capital, com a alocação de seis varas judiciais.
O prédio possui 10 pavimentos que somam uma área de 3.000 m². A construção é de autoria do arquiteto e urbanista Jaime Henrique Brandão (in memoriam), que o desenvolveu quando era servidor do Estado, em 1970.
Paulo Hartung falou sobre a importância do prédio para a sociedade. "Mais do que a transferência de um patrimônio para o Poder Judiciário, é melhorar o atendimento à população. Minha vinda ao Tribunal de Justiça é para registrar o trabalho de administração e gestão do judiciário neste período desafiador que o país está vivenciando.”
Hartung ressaltou ainda que o edifício estava inutilizado e as adaptações e obras necessárias serão realizadas pelo Poder Judiciário. "Foi um pedido do próprio Judiciário que poderá realizar as intervenções necessárias para adaptar o local às necessidades específicas e melhor atender a população", pontuou Paulo Hartung.
Na sua implantação inicial, o edifício foi ocupado pela Fundação Espírito Santense do Bem-Estar Social (FESBEM), pelo Teatro Estúdio e pela TV Educativa Canal 2. Também abrigou os gabinetes dos deputados estaduais no período em que a assembleia funcionava no Palácio Sônia Cabral.
Atualmente, o Edifício das Fundações abriga no térreo a Galeria Homero Massena, gerenciada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) desde 1977. O imóvel está localizado na Rua Pedro Palácios, nº 99, Centro de Vitória.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)