16/05/2017 08h03 - Atualizado em 16/05/2017 09h28

Governo assina projeto de lei para fomentar a economia no Sul do ES

Os projetos de investimentos privados para as microrregiões Caparaó, Central Sul e Litoral Sul do Espírito Santo, que possam resultar direta ou indiretamente na geração de emprego e renda, vão receber apoio financeiro do Governo do Estado.

Essa é a proposta do Fundo de Desenvolvimento Econômico Regional do Sul do Estado do Espírito Santo, o Fundesul. Na manhã de ontem, em solenidade no Palácio Anchieta, o governador Paulo Hartung assinou projeto de lei instituindo o Fundo, que vai atender 27 municípios do sul capixaba e impactar uma população de cerca de 700.000 habitantes. O projeto segue agora para votação na Assembleia Legislativa.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Gabinete do Governador. Os prefeitos da Região Sul marcaram grande presença, acompanhados por empresários e vereadores. Diversos representantes do Governo do Estado e deputados estaduais também participaram do evento.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, fez uma apresentação do projeto e ressaltou a importância para o desenvolvimento econômico da região.

Em seu discurso, o governador Paulo Hartung disse que a criação do Fundo é um momento histórico para o Espírito Santo, pois vai atender a uma antiga reivindicação dos setores produtivos do sul. Além disso, vai reforçar a retomada dos investimentos no Estado, que soube se preparar no momento de crise e agora pode sair na frente para crescer.

Sobre o Fundesul

O Fundesul será gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), para atender os municípios da região Sul que se associarem ao fundo e estiverem alinhados com os Planos de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.

Para a instalação do Fundesul, haverá um aporte de R$ 50 milhões do Estado. Os municípios também poderão alocar recursos próprios e se tornarem cotistas remunerados pelo Fundo.

A gestão do Fundo envolverá, da parte do Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento, a Secretaria de Agricultura, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Bandes. Além desses órgãos estaduais, as 27 prefeituras do Sul capixaba, o Sebrae, a Findes e a Amunes também participarão das ações do Fundesul.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard