Centenas de ações e projetos do Governo do Estado vão beneficiar a população nos próximos quatro anos. Entre as 223 iniciativas consideradas prioritárias estão: a implantação de mais 40 Escolas de Tempo Integral; a construção e reforma de 50 Centros de Educação Infantil; a reestruturação do Programa Estado Presente em Defesa da Vida; a construção e reforma de hospitais; a reativação do Sistema de Transporte Aquaviário; e a construção e restauração de 250 quilômetros de estradas rurais.
Os projetos prioritários e as entregas a serem realizadas pelo Estado foram definidos no Planejamento Estratégico 2019-2022, iniciado em janeiro e concluído na última sexta-feira (10). Mais de 200 gestores da administração pública – sob a liderança do governador Renato Casagrande – se reuniram para debater e discutir as prioridades, além de estratégias de comunicação e de dinâmicas de integração da equipe de Governo.
Na abertura do seminário do Planejamento Estratégico, na quinta-feira (09), Casagrande conclamou a equipe para trabalhar com “responsabilidade, ética, cautela e criatividade, em diálogo permanente com a sociedade”. Durante todo o dia, o governador participou ativamente do seminário, visitando todos os grupos de trabalho. Na sexta, Casagrande afirmou que vai acompanhar o andamento de todos os projetos, com objetivo da gestão alcançar todas as metas estipuladas. “Temos pressa para fazermos o que pudermos fazer”, disse.
Ainda durante o evento, o governador destacou a importância do trabalho de planejamento das futuras ações da gestão, sintonizado com a realidade e os anseios de todos os capixabas. Ele fez um alerta sobre as incertezas advindas do cenário nacional e do atraso tecnológico do País. No entanto, Casagrande é otimista quanto o potencial de lideranças dos integrantes do governo, juntamente com a alta gestão.
"Isso mostra que temos uma tarefa gigantesca de construir um Estado justo, inovador, responsável e democrático. Características essas que orientam nossos projetos nesse Planejamento Estratégico", concluiu Renato Casagrande.
FOTO: Hélio Filho / Secom
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)