Foi realizado ontem, em Brasília, um encontro do Fórum Permanente de Governadores. Na oportunidade, quatorze representantes dos Executivos estaduais emitiram nota de apoio ao Governo do Espírito Santo sobre a greve de policiais militares capixabas. O vice-governador César Colnago participou do encontro.
Os governadores consideram que a postura dos policiais militares atentou contra a integridade da população e a própria Constituição Federal. De acordo com nota divulgada à imprensa, os chefes dos Executivos estaduais acreditam que, neste momento de instabilidade e insegurança, é preciso agir com firmeza para que situações semelhantes não se expandam para outras regiões do país.
O documento pede ainda o aprofundamento das discussões com todos os Governos Estaduais e a implementação do Plano Nacional de Segurança Pública. Esse conjunto de medidas deve conter ações e estratégias que garantam não só a segurança nas cidades, mas o controle das fronteiras, de forma a combater, principalmente, o tráfico de drogas e armas.
Os governadores acreditam que apenas com uma atuação conjunta do Governo Federal e dos Governos Estaduais será possível garantir à sociedade brasileira a paz e tranquilidade merecida.
Governadores e vice-governadores que apoiaram a nota enviada à imprensa:
:: Rodrigo Rollemberg (Brasília)
:: José Henrique Oliveira – vice (AM)
:: Carlos Brandão – vice (MA)
:: Luiz Fernando Pezão (RJ)
:: José Ivo Sartori (RS)
:: Márcio França – vice (SP)
:: Marcelo Miranda (TO)
:: Waldez Góes (AP)
:: Wellington Dias (PI)
:: César Colnago – vice (ES)
:: Reinaldo Azambuja (MS)
:: Pedro Taques (MT)
:: Marconi Perillo (GO)
:: Paulo Câmara (PE)
Forças armadas ficam por mais 20 dias no ES
O Governo do Estado solicitou a prorrogação do decreto estendendo a permanência do Exército no Espírito Santo por mais 20 dias. O pedido foi feito na manhã de ontem ao Governo Federal.
Atualmente, mais de três mil homens das Forças Armadas e da Força Nacional estão no Estado. Com a prorrogação, a permanência da tropa deve se estender até a segunda semana de março.
FOTO: Dênio Simões / Agência Brasília
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)