A Polícia Militar do Espírito Santo divulgou, na última terça-feira (14), o balanço das ações desenvolvidas no ano de 2019, reunindo os indicadores de produtividade de todas as suas unidades operacionais.
De acordo com as estatísticas apresentadas pela Diretoria de Inteligência da PMES, a intensificação do trabalho ostensivo realizado pela tropa policial militar resultou em índices relevantes na preservação da tranquilidade pública.
Para tanto, a Polícia Militar realizou 706.671 atendimentos, dentre os quais 8.543 ocorrências envolveram apreensão de drogas, 4.229 veículos foram recuperados, 3.120 armas de fogo foram tiradas de circulação e 4.939 mandados de prisão foram cumpridos. No total, 32.948 pessoas foram conduzidas ao Departamento de Polícia Civil no último ano.
Para o comandante-geral da PMES, coronel Márcio Eugênio Sartório, os números alcançados demonstram a constante busca pelo aperfeiçoamento das atividades operacionais, fruto do trabalho abnegado do seu corpo de oficiais e praças, que trabalham ininterruptamente em busca de uma sociedade mais justa, solidária e que priorize a cultura de paz.
Polícia Civil
A Polícia Civil (PCES) apresentou um balanço das operações da Delegacia Especializada de Crimes Contra Transportes de Cargas (DECCTC) durante o ano de 2019. Cerca de três toneladas de café e 23 mil sacolas plásticas foram recuperadas. Nas ações da delegacia, 76 pessoas foram indiciadas.
De acordo com o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, ao compararmos com os anos anteriores “percebe-se uma diminuição significativa do número de ocorrências a roubo de cargas. Os bons resultados são uma resposta ao trabalho que vem sendo realizado pela delegacia”, informou.
O chefe da DECCTC, delegado Gabriel Duarte Monteiro, detalhou uma das grandes operações da delegacia em 2019. “Vários integrantes de uma organização criminosa que atuava no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram presos. Após a prisão, continuamos monitorando esses detidos para que estejamos sempre à frente deles”, explicou.
Segundo o chefe da delegacia, as investigações resultaram no cumprimento de 46 mandados de prisão e busca e apreensão, tendo sido relatados 53 inquéritos e 25 instaurados.
“Em 2020, continuaremos com a fiscalização a diversos depósitos na Grande Vitória e monitoraremos qualquer ocorrência relacionada ao roubo de cargas. Dessa forma, seguiremos com as ações preventivas e repressivas a esses crimes”, afirmou Gabriel Duarte Monteiro.
Corpo de Bombeiros
Durante o ano de 2019 o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo trabalhou focado em fazer o melhor para a população do Espírito Santo.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)