08/03/2017 08h04 - Atualizado em 08/03/2017 08h55

Força Nacional permanece até dia 27 e Forças Armadas deixam o ES

Com gritos de guerra e toda a solenidade militar, as Forças Armadas se despediram do Estado. A cerimônia de encerramento aconteceu, na tarde de ontem, na sede do 38º Batalhão de Infantaria do Exército (38º BI), na Prainha, em Vila Velha, após aproximadamente 30 dias da atuação da tropa. O Ministro da Defesa, Raul Jungman, participou do momento. Anteriormente, ele se reuniu com o governador Paulo Hartung e representantes de órgãos de segurança pública Federal e Estadual.

Na ocasião, foi informado que a Força Nacional permanece no Estado até o próximo dia 27. Em atendimento à imprensa, o Ministro da Defesa informou que o efetivo empregado na Operação Capixaba foi de 3.169 militares, quatro aeronaves, 227 viaturas e sete blindados. Foram realizadas 260 horas de voo, com 1.585 patrulhas, 38 operações, 11.545 abordagens e 108 prisões. Ainda de acordo com Jungman, o custo da Operação foi R$ 37,5 milhões. "Os custos da operação serão arcados pelo orçamento da União", afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, agradeceu a presença das Forças Armadas no Estado e ressaltou a rapidez no atendimento do pedido feito pelo Governo do Espírito Santo. “O momento é de agradecer todo o apoio destinado pelo Governo Federal, que prontamente enviou as forças de segurança para – em conjunto com as Polícias Civil, Rodoviária Federal e Guardas Municipais – dar o suporte necessário para todos os capixabas. A Operação Capixaba durou aproximadamente 30 dias e a saída das Forças Armadas acontece no momento em que é possível dizer que estamos retornando à normalidade e contando com o trabalho importante da Polícia Militar”.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard