18/11/2016 00h08

Farol de Santa Luzia será reaberto hoje

A cidade de Vila Velha vai oferecer aos moradores e turistas mais uma opção de lazer. O Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa, será reaberto para visitação hoje, às 14 horas. O local, que ficou 10 anos fechado, foi reformado e vai receber o público, que poderá conhecer o monumento e ter uma vista privilegiada da Baía de Vitória.

A visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h. O acesso será permitido para grupos de até 25 pessoas por vez, que poderão permanecer no espaço por até 20 minutos. Grupos maiores que 25 pessoas e escolas devem agendar horário. A entrada é gratuita.

Não será permitido o acesso de pessoas em traje de banho, sem camisa e/ou vestindo roupa inadequada para o ambiente militar. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. O acesso é apenas autorizado em ambientes já demarcados e seguros, sendo proibido o acesso ao “Farol”.

Obras de acessibilidade e segurança foram feitas para que o monumento passasse a receber o público. Além disso, um deque com um leme que simula uma embarcação e uma exposição permanente de vários tipos de nós de Marinha completam as adequações feitas.

Adequação do espaço

A obra foi realizada com recursos provenientes do convênio assinado em dezembro de 2015 entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e a Prefeitura de Vila Velha, no valor de R$ 148.188,87.

O processo teve início no dia 13 de julho de 2015, quando foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, primeiro passo para a reabertura do Farol de Santa Luzia.

História

O Farol de Santa Luzia, localizado na Praia da Costa, foi construído em chapas de ferro fabricadas na Escócia, erguido em 1870 e inaugurado em 1871, com iluminação inicial a querosene. Com 17 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas, hoje é iluminado por lâmpadas 300 watts e quatro focos servindo de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

FOTO: Beto Morais / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard