Em homenagem ao Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a Gerência de Assistência Farmacêutica (Geaf), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza a Semana do Aleitamento Materno, realizando rodas de conversa nas Farmácias Cidadãs Estaduais para estímulo ao ato de amamentar.
Na última terça-feira (20), a programação foi na Farmácia Cidadã Estadual, em Vila Velha. Os usuários receberam orientações dos nutricionistas da Geaf sobre a importância da amamentação para a saúde da criança e também com informações sobre a rede de apoio, como familiares que ajudam na manutenção da amamentação.
“O nosso objetivo é estimular as mães e incentivá-las a esse ato, uma vez que o leite materno é o alimento mais completo e que a mãe produz especificamente para o seu filho, contendo os nutrientes e anticorpos que os previnem de doenças”, informou a nutricionista do Geaf, Giuliana Rizzo.
Josiane Aparecida Loyola estava na Farmácia Cidadã Estadual com a filha Alícia Manoelle, de 6 anos, que tirou dúvidas com as nutricionistas. “Aprendi que as mães precisam dar de mamar para as crianças ficarem fortes”, contou a pequena. Segundo a mãe, Alícia mamou até os 4 anos e a amamentação ajudou no seu crescimento.
“O leite foi benéfico para a imunidade, o crescimento e o desenvolvimento da minha filha. Até hoje a imunidade dela é boa, difícil ficar doente. O mistério da amamentação é a paciência”, disse.
As ações aconteceram durante toda semana e a cada dia as profissionais de Nutrição da Geaf estiveram nas Farmácias Cidadãs Estaduais, na Grande Vitória, a partir das 14 horas. Na última quarta-feira (21) a roda de conversa aconteceu na Farmácia Cidadã Estadual Metropolitana, em Cariacica. Ontem (22), foi em Vitória. A ação termina hoje (23), na Farmácia Cidadã Estadual, na Serra.
Orientações
Na Farmácia Cidadã Estadual, em Vila Velha, a programação começou cedo na última terça-feira (20), com orientações e informações aos usuários da farmácia. Pela tarde, a equipe de nutricionistas da Geaf realizou uma dinâmica apresentando mitos e verdades sobre a amamentação.
“Mães em amamentação ouvem normalmente algumas frases comuns, como ‘seu leite é fraco’, ‘o leite não sustenta a criança’; ou mitos como ‘tomar cerveja preta ou comer canjica aumenta a produção’. Queríamos realmente desmistificar algumas situações e ver o conhecimento deles, e até trocar experiências, como acabou acontecendo”, explicou Giuliana Rizzo.
A autônoma Claudia Paula Frazoni acertou todas as perguntas da dinâmica. A sua experiência vem dos quatro filhos, que amamentou por mais de um ano cada um. “Você percebe de acordo com o crescimento da criança, que o leite materno ajuda no seu desenvolvimento. Amamentei os meus quatro filhos e acho ações como essa muito importantes, pois são um incentivo às mães”, afirmou.
Serviço
Data: 23/08 (hoje)
Horário: 14 horas
Local: Farmácia Cidadã da Serra
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)