09/05/2019 08h01 - Atualizado em 09/05/2019 09h08

Estudante: confira as dicas de preparação para a OBMEP 2019

Quer se preparar para a 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019)? Então se liga nas dicas que a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) preparou, através do Programa Matemática na Rede, para os 317.501 estudantes capixabas inscritos na 1ª fase da edição 2019.

Esta edição da OBMEP será realizada em duas etapas: a primeira prova será no dia 21 de maio e a segunda, no dia 28 de setembro. Todos os inscritos participam da primeira prova, que será realizada na escola onde o aluno estuda.

E para essa edição, o Programa Matemática na Rede pode ajudar os estudantes a se preparem melhor para as provas. Os estudantes já podem começar a exercitar as questões. Algumas plataformas digitais oferecem todo o suporte para o estudo.

OBMEP 

O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 28 de setembro. A relação de vencedores será divulgada em 03 de dezembro de 2019. Além de serem premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, os estudantes medalhistas ainda garantem ingressos em programas de iniciação científica em 2020.

Em sua 15ª edição, a OBMEP bateu recorde de inscrições no Espírito Santo. Ao todo, 980 unidades escolares se inscreveram, representando 92% das escolas públicas e privadas de todo estado. Em relação aos estudantes, o número passou de 314.662 para 317.501 estudantes, atingindo 100% dos municípios do Estado.

De acordo com o Coordenador do Programa Matemática na Rede, Wellington Rosa de Azevedo, a OBMEP é mais uma ferramenta que estimula o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o Brasil. “Além de testar os conhecimentos, a Olimpíada permite aos estudantes a possiblidade de ampliar sua visão de mundo e abrir diversos caminhos acadêmicos ligados ao campo da Matemática”, disse.

Matemática na Rede 

O programa Matemática na Rede é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O objetivo do programa é identificar jovens talentos em Matemática, estimular a participação dos estudantes em olimpíadas científicas e tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de encontros de aprofundamento de estudos e de atividades científicas.

Confira as dicas para a 1ª fase da OBEMEP

- Dica 01: banco de questões da OBMEP

Desde a primeira edição da OBMEP, os estudantes tem acesso a um Banco de Questões com problemas e desafios de Matemática. A ideia com esse banco é despertar o prazer pela Matemática, estimular o estudante interessado com perguntas instigantes e proporcionar um treinamento para as provas da OBMEP.

Acesse os bancos de questões pelo site: http://www.obmep.org.br/banco.htm

- Dica 02: provas e soluções de todas as edições da OBMEP

Nessa dica, os estudantes tem acesso às provas e resoluções, por questões ou assuntos específicos, todas as edições da OBMEP, tanto no formato em PDF, quanto em vídeos.

Acesse o endereço: http://www.obmep.org.br/provas.htm

- Dica 03: Portal da Matemática da OBMEP

Nesse portal é possível assistir videoaulas, exercícios resolvidos, caderno de exercícios, material teórico, interativo e testes dependendo do assunto, com conteúdo de Matemática que cobre todo o currículo escolar do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. E desde 2016, o Matemática na Rede tem parceria com o IMPA para utilização do Portal da Matemática pelos professores e estudantes da rede pública, com acesso e perfil personalizado de forma gratuita.

Para conhecer mais e aproveitar essa ferramenta, acesse a página http://matematica.obmep.org.br

Quer mais dicas?
Acesse o site do Matemática na Rede: https://gtsis8.es.gov.br/conteudo-online.

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard