O Governo do Espírito Santo anunciou, na manhã de ontem (10), um conjunto de investimentos na área da inovação. Durante o evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande lançou o programa ‘ES Inovador’ e o Manifesto da Inovação. Também foi anunciada a relação de editais de fomento à pesquisa e à inovação para este ano.
Na ocasião, foram abertas as inscrições para o Programa Centelha, que é promovido pelo Governo Federal em vários estados. A iniciativa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.
As ações apresentadas são resultado do trabalho das Secretarias de Estado de Governo (SEG); de Desenvolvimento (Sedes); da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) – autarquia vinculada à Secti.
Programa ‘ES Inovador’
O Governo do Estado investe para que o Espírito Santo, baseado em suas vocações e potencialidades em relação ao incremento das atividades de inovação, possa atrair mais investimentos que impactem diretamente na economia capixaba. Transversal a quase todos os órgãos estaduais, o ES Inovador se divide em duas áreas: “Governo Inovador” e “Economia Inovadora”.
Gerido pela SEG, o Governo Inovador é um programa que busca a otimização e a rápida resolução de processos por meio da robotização, diminuindo tempo das ações e gastos financeiros.
O programa vai funcionar, entre outros aspectos, através de ferramentas de inteligência artificial que ajudam no aperfeiçoamento de tramitação de processos, tornando-os mais ágeis e sem uso de papel. Além disso, o cidadão será beneficiado diretamente com a facilidade de acessar os serviços do Governo por meio de aplicativos e computadores, sem precisar de ir a qualquer repartição pública.
Já a Economia Inovadora está baseada na formação para o mundo do trabalho; na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); e na ambiência de negócios. Estão previstas algumas ações – e outras já estão sendo implementadas – para incentivar o empreendedorismo, a inovação e a criatividade. Entre elas estão o Programa Qualificar ES, o ensino médio integrado, a Formação Profissional para a Inovação; e os Centros Técnicos Criativos (CTCs).
Manifesto da Inovação
Um grupo composto por representantes da sociedade, poder público, instituições de ensino e empresas – denominado Mobilização Capixaba para a Inovação –, idealizou o “Manifesto da Inovação”. O material contendo o texto foi distribuído para o público do evento realizado ontem (10) na forma de um livreto de oito páginas com a explicação, propostas e metas que o grupo entende ser fundamentais para o desenvolvimento do ecossistema capixaba de inovação.
O objetivo do “Manifesto da Inovação” é fazer o Espírito Santo trilhar o caminho da inovação para avançar em aspectos econômicos, tecnológicos e sociais. O grupo defende que somente o alinhamento entre a sociedade, poder público, instituições de ensino e empresas, em torno de um mesmo projeto, será capaz de estabelecer um ecossistema forte e conectado às demandas reais do mercado.
FOTO: Hélio Filho
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)