A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terminou na última sexta-feira (15) na maioria dos municípios do Espírito Santo e a meta de vacinar pelo menos 90% do público-alvo, conforme recomenda o Ministério da Saúde, já foi superada pelo estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) comemora o resultado, mas reforça que permanece a orientação de prorrogar a vacinação até o dia 22 de junho naqueles municípios que não atingiram a meta. “Isso porque é importante que o estado alcance uma cobertura alta e homogênea. Isso significa que todos os municípios precisam alcançar uma boa cobertura vacinal, pois a falta de homogeneidade pode gerar aumento do número de casos da doença”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, acrescentando que dos 78 municípios capixabas, 58 haviam atingido a meta até o último dia 14.
Para esta semana a mais de vacinação, a Sesa ressalta que é importante os municípios continuarem vacinando os grupos prioritários, em especial crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades. É que dentro do grupo prioritário, esses grupos são os que apresentam maior risco de complicações caso contraiam o vírus da gripe.
A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas nos municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de 5 a 9 anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Para os municípios que terminaram na sexta-feira (15) tendo vacinado pelo menos 90% de sua população alvo, cumprindo, assim, a meta da campanha, e tiverem doses remanescentes, a estratégia de ampliar a vacinação para esses outros dois públicos já pode ser adotada a partir de hoje.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)