03/07/2018 08h03 - Atualizado em 03/07/2018 08h57

Escolas se preparam para novo currículo capixaba

Professores, diretores e pedagogos das escolas públicas de Ensino Fundamental das redes estadual e municipais vão se preparar para contribuir na construção do novo currículo capixaba. As unidades escolares estão recebendo três exemplares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que servirá de apoio e orientação de estudo para que os profissionais participem do processo de elaboração do currículo do Espírito Santo. As contribuições serão feitas por meio de um sistema online de consulta pública, que está previsto para ser aberto em agosto.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está unindo esforços com os municípios para a elaboração de um currículo único que atenda às demandas territoriais do Espírito Santo e as especificidades de cada município. O estudo da BNCC pelos profissionais da Educação é imprescindível para que sejam realizadas as contribuições nesse processo de construção do currículo estadual.

Os exemplares da BNCC foram encaminhados para as Superintendências Regionais de Educação e também para as Secretarias Municipais de Educação, para que seja feita a distribuição nas unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental.

Novo Currículo Capixaba

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Espírito Santo já está trabalhando para construção do novo currículo capixaba. De acordo com o cronograma, a construção possui duas fases: contribuição nas escolas e contribuições nos encontros regionais.

Em agosto será lançada pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES) a primeira versão do documento. A partir daí, esse documento será analisado pelas escolas (estaduais, municipais e privadas). Todos farão contribuições/críticas e sugestões por meio de um sistema online de consulta pública.

Após as contribuições serem analisadas no sistema, será lançada uma segunda versão revisada por todas as escolas do Estado. Além disso, está prevista a realização de encontros regionais com profissionais da educação e com a sociedade civil para que seja analisada essa segunda versão e feito um novo ajuste coletivo para que em dezembro seja lançada a versão final do currículo capixaba, para implantação em 2019.

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard