Ações focadas na emergência de novos gestores, incentivo ao uso de metodologias didáticas inovadoras e atualização das ofertas e cursos. Essas são algumas das novidades que a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) está preparando para o ano de 2017.
Segundo a diretoria da instituição, os projetos desenvolvidos têm o objetivo geral de criar novos espaços de aprendizagem e novas experiências, indo de acordo com o mundo contemporâneo. Além disso, eles complementam as atividades já realizadas pela Esesp.
“Estamos em um tempo de mudanças rápidas, em um mundo que cada vez mais solicita novas competências profissionais. Uma Escola de Governo precisa dar retorno a essas demandas buscando sempre inovar”, destacou a diretora-presidente da Escola, Dângela Bertoldi Volkers.
:: Revisita ao Portfólio de Cursos
Atenta aos movimentos governamentais e às necessidades profissionais dos servidores, a Esesp iniciou um processo de revisita ao portfólio de cursos que foi lançado em 2015 e é utilizado atualmente pela instituição. A intenção é disponibilizar ações cada vez mais atualizadas e em harmonia com os desafios da gestão pública.
“Precisamos avaliar continuamente as nossas entregas para alinhá-las ao que realmente o Estado precisa. Esse comportamento é importante porque indica a nossa performance e reorienta as nossas metas. Esse movimento gerará também mudanças na metodologia das ações ofertadas e nos resultados alcançados”, explicou a diretora-técnica Sylvana Torres.
:: Novas Metodologias para Docentes
Outra novidade é uma capacitação para os docentes da Esesp focada no desenvolvimento e cocriação de novas metodologias de ensino. A intenção é mobilizar os profissionais e dar os instrumentos necessários para melhorar as práticas pedagógicas nas formações oferecidas.
A ação é constituída por dois momentos distintos: o primeiro será destinado a instigar e provocar os participantes, e será conduzido por representantes da Escola de Atividades Criativas Perestroika. Já a segunda parte contará com oficinas práticas. A capacitação será realizada no dia 15 de fevereiro.
:: Escola de Líderes
Ação que integra o programa ‘Competências Gerenciais do Século XXI’, focado na formação de gestores públicos, a Escola de Líderes é outra atividade prevista para o ano. O intuito da Esesp é fomentar a discussão e a emergência de novas lideranças no cenário da administração pública do Estado.
Para a diretora-presidente, Dangela Volkers, a participação do Insper produz um novo salto de qualidade nas ações ofertadas, por meio da integração institucional. Todos ganham com novos olhares e práticas”.
A ideia é proporcionar um espaço voltado ao compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e à promoção do crescimento entre os participantes. “Junto com as mudanças do mundo, a forma de gerir também está mudando muito rápido, o que faz com que as organizações exijam mais do que gestores. Elas precisam de verdadeiros líderes”, explicou Sylvana.
O projeto contará com a parceria do Insper, instituição sem fins lucrativos de ensino superior e pesquisa. A previsão é que a primeira reunião para debate das ideias e propostas ocorra no dia 13 de fevereiro.
:: Rede de Escolas
Para a Esesp, o ano também será marcado pelo fortalecimento das parcerias firmadas entre a Escola de Governo e instituições cuja missão é a capacitação de agentes públicos. Em 2016, diversos termos de cooperação foram assinados, formalizando a parceria para a construção de uma Rede de Escola de Governo.
Em 2017 será dada sequência à ação com a assinatura do estatuto da Rede. A previsão é que a solenidade ocorra no mês de março, quando também serão apresentados os primeiros frutos desse trabalho em conjunto.
:: Ampliação da Educação Online
Além disso, a proposta é ampliar a oferta de cursos por meio da plataforma de Educação a Distância (EaD). Segundo a diretoria da autarquia, cada um dos eixos de conhecimento previstos no portfólio de cursos contará com formações online, possibilitando a qualificação de um número maior de profissionais. Somente em 2016, 2.293 servidores foram capacitados nesta modalidade de ensino em todo o estado.
FOTO: Divulgação/ Esesp
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)