O governador Paulo Hartung entregou, na manhã de ontem, a comenda Jerônimo Monteiro no grau grã-cruz, ao arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela. A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado pelos trabalhos prestados por uma pessoa ao Espírito Santo. O evento contou com a presença de membros do Poder Executivo Estadual, lideranças religiosas e convidados do homenageado. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória.
Em discurso após receber a comenda, Dom Luiz Mancilha Vilela disse que a homenagem é reflexo dos serviços prestados pela igreja. “Sinto-me honrado por essa comenda que tem um significado importante para o Espírito Santo. O mérito é da Igreja, que tem feito esforços para ser coerente na opção evangélica dos povos por meio de gestos concretos em cada paróquia voltada aos serviços dos empobrecidos desta sociedade e por meio das pastorais sociais”, destacou.
O governador Paulo Hartung ressaltou que esta é uma homenagem do povo do Espírito Santo, por meio do Governo do Estado, para uma pessoa que representa um exercício responsável de liderança. Além da comenda, o governador presenteou Dom Luiz com a entrega de uma obra sobre a história de Jerônimo Monteiro. Hartung também lamentou a aposentadoria de Dom Luiz e destacou que será um importante personagem na formação e orientação de novas lideranças.
“Essa comenda importante, no ponto de vista da história capixaba, é a maior que o Governo do Estado pode entregar para pessoas importantes e relevantes em nossa caminhada. A Igreja Católica tem uma grande importância, mas hoje estamos homenageando o líder Luiz, que tem uma trajetória lindíssima e tenho certeza que essa homenagem irá causar um grande impacto em Cachoeiro de Itapemirim, onde o senhor iniciou uma liderança social e religiosa importantíssima em nosso Estado. Parabéns. Em nome dos capixabas temos orgulho em entregar a nossa maior honraria", destacou Paulo Hartung.
O vice-governador César Colnago afirmou a importância de Dom Luiz Mancilha Vilela. "Conheci e aprendi a admirar a forma como Dom Luiz abraçou nosso Estado e conduziu os católicos capixabas durante esses 15 anos. Sempre preocupado com o ser humano. Entregar essa comenda é um agradecimento por ser o nosso bom pastor. Dom Luiz está presente em nossas vidas todos os dias, todo o tempo, sempre nos guiando, nos auxiliando, nos aconselhando como o bom pastor que é".
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)