A Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) recebeu na quarta-feira (22/11) a gerente de Políticas da Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Edineia Conceição de Oliveira. O objetivo do encontro foi promover uma conversa com os servidores sobre igualdade racial, desmistificando questões como racismo estrutural, preconceito, cotas entre outros temas.
Em uma ação, norteada pelo mês da Consciência Negra, a visita da especialista em promoção da igualdade racial movimentou os setores do DIO/ES. De sala em sala, a gerente da SEDH fez com que os servidores refletissem sobre temas tão importantes, como o racismo estrutural.
“Vivemos em uma sociedade em que os pretos, especialmente as mulheres pretas, são subjugados por sua cor de pele. E isso vem desde o período colonial. Por causa da minha cor, ainda sou vigiada nas lojas. A sociedade me aceita no máximo como vendedora, mas não como cliente. Nós precisamos ocupar nosso lugar, mostrar para as pessoas a importância das cotas para o acesso das pessoas pretas, porque são muitos séculos de discriminação racial”, destacou.
Para a diretora-presidente do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, as questões de igualdade racial precisam ser refletidas para conscientização de todos. “A promoção da igualdade racial é muito importante, especialmente no ambiente de trabalho. Por isso, realizamos este encontro para que temas como o racismo, preconceito, discriminação, sejam sempre debatidos e desmistificados. A nossa sociedade precisa evoluir”, ressaltou a diretora-presidente do DIO/ES.
A gerente de Orçamento e Finanças, Letícia Mavigno do Vale, se considera uma mulher negra, mas por conta do colorismo, que é a diferenciação de tons de pele da população negra, tem dificuldade de se autodeclarar desta forma e espera que a promoção da igualdade racial acabe com esse tipo de discriminação também. “Este é um momento para lembrar a importância de combater o racismo em todas as suas formas, promovendo a igualdade e a justiça social. É uma oportunidade para honrar as conquistas da comunidade preta, ao mesmo tempo em que reconhecemos os desafios enfrentados diariamente. Que este o Dia da Consciência Negra não seja apenas uma celebração, mas também um chamado à ação”, concluiu.
Texto: Stephanie Oliveira (DIO/ES)
Fotos: Marília Lima (DIO/ES)
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro / Stephanie Oliveira - (27) 3636-6904