A Agência de Regulação de Serviços Públicos (Arsp) anunciou a abertura de nova consulta pública com o objetivo de realizar votação popular para quatro modelos de barreiras de proteção para a Terceira Ponte. A estrutura de proteção para o local é uma medida imperativa para a preservação da vida das pessoas e para evitar a interdição das vias para a realização de resgates, o que provoca transtornos e congestionamentos para os usuários.
A notícia foi dada durante coletiva de imprensa na tarde de ontem, na sede da Arsp. Estiveram presentes o diretor-geral da Agência, Julio Castiglioni, e a diretora técnica de saneamento básico e infraestrutura viária, Katia Muniz Côco.
A consulta pública foi aberta na manhã de ontem, e vai até as 17 horas do dia 20 de janeiro de 2019. O acesso ao formulário de votação ocorre por meio do endereço www.arsp.es.gov.br, para escolha de uma das quatro opções disponíveis.
Esta é a segunda Consulta Pública realizada sobre o tema. No primeiro processo, realizado no mês de setembro, foi disponibilizada a proposta desenvolvida pela Rodosol, de cabos rígidos verticais a serem instalados sobre a estrutura de guardas-rodas existente, e este modelo será novamente colocado em votação como a opção 1.
Ainda naquele procedimento de Consulta Pública foi proposto o estudo de novo modelo de proteção com estrutura lateral rebaixada e, para esta proposta, foi estudada a implantação por meio de material pultrudado – fibra de vidro reforçada (opção 2) e com aço inox (opção 3). Para o aço inox, foi necessário fazer alterações no layout proposto na Consulta Pública visando atender aos parâmetros técnicos de resistência a ancoragem e controle de peso, dentre outros.
A Arsp recebeu, ainda, por intermédio da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, um novo modelo com estrutura lateral rebaixada com telas duplas (opção 4).
A Agência disponibilizou também informações técnicas em relação aos projetos em desenvolvimento, que poderão ser consultados para embasar a escolha do melhor modelo de proteção no endereço eletrônico www.arsp.es.gov.br, área “Consultas e Audiências Públicas”.
A quantidade de votantes, bem como a opção escolhida, será registrada e consolidada em relatório, que será disponibilizado na página da Arsp na internet, podendo também ser consultado em sua sede.
Plano de Contingência
Outra medida importante anunciada foi sobre o Plano de Contingência que contém o gerenciamento operacional de crises na Terceira Ponte.
Castiglioni informou que os membros do grupo de trabalho formado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Rodosol, Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Guardas Municipais de Vitória e Vila Velha decidiram pela realização de simulado para avaliar as ações individuais de cada instituição envolvida.
A simulação será executada considerando o mais alto grau de crise previsto no Plano e resultará na interdição total da Terceira Ponte no domingo, dia 09, com início às 7h e previsão de término às 9h.
O diretor explicou que a data foi escolhida estrategicamente para possibilitar a implantação, na prática, das ações planejadas e causar o mínimo de transtorno aos usuários da Ponte, já que, aos domingos, pela manhã, o fluxo de veículos é reduzido.
A orientação é que os usuários que necessitem transitar entre os municípios de Vitória e Vila Velha neste horário utilizem como via alternativa a Segunda Ponte.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)