Tomaram posse, na terça-feira (25), os novos membros do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Espírito Santo. Extinto desde 2017, o Conselho de Ética tem como objetivo tomar decisões considerando o interesse público de forma íntegra, imparcial e transparente.
Estiveram presentes na reunião de posse, o governador Renato Casagrande, os conselheiros Antônio Augusto Genelhu Junior, Alzira Maria Bittencourt de Araújo, Bárbara Carneiro Caniçali, Edebrande Cavalieri, José Edgar Rebouças, Rodrigo Reis Mazzei e Thiago Fabres de Carvalho e, ainda, os secretários de Estado de Governo, Tyago Hoffman, e de Controle e Transparência, Edmar Camata.
Casagrande destacou a independência do colegiado: “O Conselho é totalmente independente. Tem assuntos e situações que, de fato, podem ser legais, mas podem ser imorais. Às vezes, o governador pode ter uma dúvida e acionar o Conselho de Ética. Vocês funcionarão como um colegiado que fará a defesa dos interesses da população capixaba dentro dos princípios que norteiam os valores éticos. Agradeço a disponibilidade de colaborar com a população capixaba”, afirmou o governador.
O mandato dos nomeados vai até junho de 2022. Para a função de presidente foi escolhido o advogado Antônio Augusto Genelhu Junior, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES). Já o secretário executivo do Conselho será o advogado Thiago Fabres.
O secretário de Governo, Tyago Hoffmann, afirmou que a reativação do colegiado é uma importante conquista para a população capixaba e uma demanda da sociedade.
“A nossa expectativa é que com a escolha dos nomes, pela conduta ilibada dos membros, seja uma gestão equilibrada, para auxiliar as decisões do Governo, primando sempre pela transparência e ética e combate a quaisquer tipos de ações indevidas, de servidores, órgãos e empresas", disse o secretário.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)