08/04/2025 16h06

Colóquio: reflexões sobre a preservação dos acervos documentais e os desafios da Imprensa Oficial

Na última quarta-feira (02), foi realizado o Colóquio da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), em parceria com a Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), vinculada à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento teve como objetivo fomentar um debate sobre o histórico do surgimento da Imprensa Oficial no Brasil e no mundo, além de destacar as características essenciais para a guarda documental e a preservação de acervos, incluindo as ferramentas e técnicas modernas para esse cuidado.

Realizado em formato virtual, o Colóquio contou com a presença de servidores e professores de universidades do Espírito Santo, Bahia e Brasília. A diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, abriu os trabalhos agradecendo a participação de todos e destacando a importância da preservação histórica e documental para a construção da memória institucional.

“Estamos entusiasmados em poder promover este encontro. Precisamos pensar neste novo espaço, que é o Museu da Imprensa Oficial, e a contribuição da universidade é fundamental para darmos passos seguros e garantirmos a preservação do nosso acervo”, destacou a diretora-geral, Sandra Shirley.

O evento também contou com a participação do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo DIO/ES, com o objetivo de fomentar a criação de um Museu da Imprensa Oficial, reunindo servidores comprometidos com essa missão: Claudio Victor Costa de Araujo (coordenador do GT), Liliane do Nascimento (Jurídico), Stephanie Oliveira (Comunicação) e Marília de Fátima Lima (Assessora Técnica).

Pela Fest, marcaram presença os professores Gilton Ferreira e Patrícia Merlo, além da arquiteta Simone Neiva. Márcia Machado, assessora da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), também fez parte do encontro.

O Colóquio contou com palestras de grande relevância, ministradas por especialistas renomados, como o professor doutor Giovandro Marcus Ferreira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que trouxe um panorama sobre os rumos e desafios da Imprensa Oficial no Brasil, abordando as transformações e as perspectivas para o futuro dessa instituição.

Já o professor doutor Luiz Claudio Martino, da Universidade de Brasília (UNB), fez uma imersão na história dos museus, apresentando marcos importantes e as diversas funções dessas instituições ao longo do tempo, além de refletir sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea.

A professora doutora Paula Regina Ventura Amorim Gonzalez, da UFES, fechou as apresentações com um tema fundamental para o debate atual: a preservação documental e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para otimizar os processos e fluxos de guarda e conservação de documentos, elementos cruciais para a sustentabilidade e integridade de acervos históricos.

O evento proporcionou um espaço valioso de troca de conhecimentos e experiências, reforçando a importância da preservação documental e a crescente necessidade de inovação tecnológica para garantir a integridade dos acervos e a continuidade da memória histórica.

“A criação de um Museu da Imprensa Oficial é um passo significativo para consolidar e preservar esse patrimônio, promovendo a valorização da história institucional e o acesso à cultura e à educação no nosso Estado”, completou a diretora-geral do DIO/ES.

O Colóquio da Imprensa Oficial do Espírito Santo, mais do que um evento acadêmico, reafirma o compromisso do DIO/ES, da Fest e de todos os envolvidos com a preservação da memória e com a criação de espaços que garantam o legado histórico e cultural para as futuras gerações.

 

Texto: Stephanie Oliveira (DIO/ES)

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro / Stephanie Oliveira - (27) 3636-6908

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard