Oportunizando uma melhor oferta, compatível com a realidade das pessoas, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai abrir 45 mil vagas para o atendimento educacional aos jovens e adultos de todo o Estado. O período da Chamada Pública Escolar, para o segundo semestre, para modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas escolas da rede estadual, foi divulgado ontem.
Em 2017, a modalidade EJA passou a ser semipresencial, com aulas três vezes por semana. Atualmente, a rede estadual conta com 34.642 estudantes matriculados, em 177 unidades escolares do Estado.
“A EJA é uma modalidade na qual muitos estudantes já são trabalhadores e conciliam trabalho e estudo. Neste ano, trazendo mais flexibilidade, implantamos o ensino híbrido, que já apresentou resultados. Comparado com 2016, neste ano, houve aumento da procura por matrículas, um crescimento de 2%. Houve também, uma redução no índice abandono: -17,33% deixaram os estudos. Nosso objetivo maior é facilitar a vida do cidadão, para que ele possa ter melhores condições de cumprir com as suas obrigações”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Atualmente, a da EJA carga horária é de 12 aulas presenciais (semanais) que ocorrem terça, quarta e quinta-feira. Os professores encaminham atividades a serem executadas nas segundas e sextas-feiras para que os alunos no tempo não presencial possam fazer exercícios de fixação dos conteúdos dados, reforço, pesquisa, produções, etc. Além disso, o professor possui como apoio didático a coleção de livros específicos, a plataforma Sedu Digit@l, a plataforma Currículo Interativo, entre outros, a fim de subsidiar seu planejamento e avaliação.
Mais oferta
Para este segundo semestre, mais três unidades escolares passarão a ofertar a modalidade EJA: Escola Estadual Professor Santos Pinto, em Governador Lindenberg, Escola Estadual São Domingos, em São Domingos do Norte, Escola Estadual Santíssima Trindade, em Guaçuí. As aulas terão início no dia 26 de julho de 2017.
FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)