18/11/2016 00h04

Cesan anuncia suspensão do rodízio no sistema Santa Maria

Após 55 dias de racionamento, a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento) suspende o rodízio do abastecimento de água para os bairros atendidos pelo Rio Santa Maria da Vitória. A medida foi aprovada pela Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) e começou a ser implantada ontem a partir do meio dia, normalizando o fornecimento para o município de Serra, parte de Cariacica, além da região continental de Vitória até as pontes da Passagem e de Camburi, e Praia Grande, em Fundão.

A suspensão do rodízio foi possível devido à melhora nas condições do Rio Santa Maria. As chuvas dos últimos dias propiciaram a recuperação da vazão, tanto acima, quanto no curso do rio após a represa de Rio Bonito. Essa condição resultará em melhor aproveitamento hídrico no que se refere ao atendimento à demanda da população e para continuar o armazenamento de água na represa. O reservatório de Rio Bonito alcançou 38% de sua capacidade, o que dá segurança para manter o abastecimento normalizado.

Segundo o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler, o uso racional da água deve ser uma nova forma das pessoas se relacionarem com esse recurso. “Passamos por um longo período com chuvas abaixo da média histórica, estamos no terceiro ano de crise hídrica, e vamos precisar de chuvas regulares para restabelecer o equilíbrio”, ponderou o diretor.

Irrigação

Devido ao alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, que contribuiu para o aumento da vazão dos rios em todo o Estado, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) decidiu suspender temporariamente a Resolução 038/16, que proíbe a captação de água para irrigação e outros fins que não sejam o abastecimento humano e a dessedentação animal nos municípios em situação extremamente crítica em relação ao abastecimento de água.

Com a medida, a captação de água volta a ser permitida durante a noite, das 18 às 5 horas, em todo o Estado. Durante o dia, das 5 às 18 horas, a captação de água para fins que não sejam o abastecimento humano e a dessedentação animal continua proibida.

A Agerh reforça que a suspensão é temporária, ou seja, se houver queda na vazão dos rios a resolução 038/16 pode entrar em vigor novamente.

Balanço

Com a pior crise hídrica que já atingiu o Espírito Santo nos últimos 80 anos, vários municípios estão sob racionamento de água, número que já reduziu de 20 localidades para cinco, atualmente. Na Grande Vitória foi necessário implantar um plano de contingenciamento com rodízio no abastecimento de água que teve início no dia 22 de setembro.

A operação do rodízio aliada à diminuição do consumo pela população, na Grande Vitória, permitiu uma economia dentro da expectativa. Nesse período, o resultado obtido foi uma redução de15% no sistema que capta água do Rio Santa Maria e 12% no Rio Jucu (o rodízio foi suspenso em 7/10). Ao todo 1,6 bilhão de litros de água foram economizados. Esse volume daria para abastecer o município de Serra por 36 dias (levando em consideração o consumo recomendado pela ONU de 110 litros por pessoa por dia) ou 122 mil residências por um mês.

Ao todo, o rodízio na Grande Vitória alcançou 416 bairros nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Fundão, abrangendo uma população de mais de 1,7 milhão de habitantes, totalizando 566.807 unidades consumidoras entre residências, comércios e serviços, indústrias e setor público. O plano de contingência para operar o rodízio foi elaborado pela Cesan de forma que o abastecimento ocorresse de forma isonômica para todas as unidades.

FOTO: Beto Morais / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard