O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu, na manhã da última sexta-feira (13), o governador do Amazonas, Wilson Lima, no Palácio Anchieta, em Vitória. Durante o encontro, Casagrande apresentou o Cerco Inteligente que será implantado na Região Metropolitana. O capixaba destacou as potencialidades da tecnologia e apresentou outras iniciativas do Governo do Estado, como os programas Estado Presente em Defesa da Vida, Qualificar ES e CNH Social.
“O cerco fará o controle da criminalidade, da sonegação, da proteção do meio ambiente, da infraestrutura de cargas, além do trânsito. É uma estrutura que trará mais segurança aos capixabas. Também citamos outras iniciativas do Governo que estão dando resultados, como o Programa Estado Presente”, comentou o governador Casagrande.
Wilson Lima mostrou interesse em implantar o Cerco Inteligente na cidade de Manaus. “É uma solução que a gente pensa em adotar, já que 90% dos crimes acontecem na Capital”, declarou o governador amazonense.
A apresentação do Cerco foi realizada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e pelo coordenador geral de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Governo do Estado, Victor Murad. Participaram da agenda, o deputado federal Amaro Neto e o secretário de Segurança do Amazonas, Louismar Bonates.
Em seguida, os governadores fizeram uma visita à empresa Terca, em Cariacica, que faz a operação de um centro de distribuição. O local é um entreposto da zona franca de Manaus no Espírito Santo. O diretor superintendente da Terca, Sidemar Costa fez uma apresentação aos dois chefes do Executivo. Os secretários de Estado, Marcos Kneip (Desenvolvimento), e Rogelio Pegoretti (Fazenda) fizeram parte da comitiva.
Casagrande presenteou Wilson Lima com um livro que conta a história do Palácio Anchieta e uma cachaça capixaba. Do governador amazonense, Casagrande ganhou bombons produzidos no Amazonas.
Cerco Inteligente
O Cerco Inteligente tem por objetivo a colaboração de secretarias e órgãos do Governo, visando otimizar as ações de fiscalização do trânsito, fazendárias, ambientais e de segurança pública nas rodovias estaduais e demais vias públicas do Estado do Espírito Santo, permitindo o uso de Inteligência Artificial para identificar irregularidades como:
- Veículos com IPVA em débito
- Veículos utilizando placa “clonada”
- Veículos com notificação de Furto/Roubo
- Veículos trafegando em local/horário indevido
- Transporte irregular de Rochas / Madeira / Animais / demais cargas.
Na fase 1 (RMGV) e Divisas, serão 680 faixas monitoradas, chegando a 1600 faixas no total do projeto.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)