Uma solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória, marcou a abertura oficial da 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. A edição terá como tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A programação inclui palestras, oficinas e a exposição de mais de 100 projetos técnico-científicos. O evento acontece hoje (24) e sexta-feira (25) no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, e conta com alguns eventos em outros municípios.
A abertura oficial teve a participação do governador do Estado Renato Casagrande, que destacou as ações do Governo em busca de um Estado cada vez mais inovador:
Casagrande também falou sobre as iniciativas do Estado nas áreas da educação e tecnologia: “Na semana passada apresentamos a reestruturação das escolas em Tempo Integral. Estamos abrindo quatro escolas este ano e outras 28 no ano que vem. O trabalho de Ciência e Tecnologia não pode ser apenas em centros de excelência. Precisamos ter toda nossa Rede Estadual dando suporte e qualidade a todos os alunos. Temos que fazer investimentos em pesquisa e inovação, caso contrário não conseguiremos produzir preservando o meio ambiente. Temos que gerar mais energia consumindo cada vez menos os recursos naturais. Por isso, todas as nossas obras terão placa de energia solar, mostrando que buscamos economia e sustentabilidade através da tecnologia”, apontou.
"Quando a gente discute a Semana de Ciência e Tecnologia é bom que possamos compreender todo o trabalho que é feito de incentivo às pessoas que fazem pesquisa e inovação. No Vasco outinho temos uma série de caminhos e oportunidades", disse o governador.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) é o órgão responsável pela organização e realização da Semana C&T no Estado. A Secti vai coordenar a exposição de 107 projetos técnico-científicos criados por estudantes de ensino público e privado de nível Médio e Superior, apresentação de palestras e de oficinas. Foi firmada ainda uma parceria com instituições de Ensino Superior públicas e privadas, além de escolas estaduais da Grande Vitória e do interior do Estado, que atuam por meio da VII Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng-ES).
Bioeconomia
O tema da edição, ‘Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’, foi definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem relação direta com ao menos dez dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.
Para a secretária da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, a bioeconomia e o desenvolvimento sustentável são temas centrais para um Estado com grande biodiversidade como o Espírito Santo:
“O tema da bioeconomia é extremamente amplo e adequado à realidade de nosso Estado. Essa área da Ciência se fundamenta, principalmente, no conceito de sustentabilidade, e o Espírito Santo possui um grande potencial de desenvolvimento alicerçado nessa ideia”, defendeu.
No início de agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) lançou o Edital 05/2019, que visa a concessão de apoio financeiro para submissão de projetos técnico-científicos ou de inovação de curta duração durante a 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. O edital contemplou todas as regiões do Espírito Santo e disponibilizou, ao todo, um investimento de R$ 100 mil para custear a organização e realização dos eventos em cinco municípios – Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vila Velha e Vitória –, por meio de quase 40 instituições.
Homenageados
Durante a solenidade de abertura da 16ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, a Secretaria, por meio do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec), homenageou personalidades e instituições que se destacaram nas áreas de C&T no Espírito Santo. Os laureados receberam uma placa das mãos do governador Renato Casagrande, da secretária Cristina Engel, da subsecretária da Pasta, Solange Batista de Souza, e do diretor presidente da Fapes, Denio Rabello.O professor Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, agradeceu o reconhecimento de seu trabalho e reiterou que as homenagens representam todo o povo capixaba. “É um reconhecimento por um trabalho de mais de 20 anos dedicado à pesquisa científica e tecnológica. É importante dizer que este é um trabalho feito em equipe e que nos sentimos muito honrados com a menção e com o prêmio. Esse é um legado que deixamos para o povo capixaba e para o nosso país. Esperamos que inspire jovens iniciantes na carreira científica. Eu agradeço ao Governo do Estado e à Secti”, declarou.
Eventos fora do CEET Vasco Coutinho
Além da programação coordenada pela Secti no CEET Vasco Coutinho, outros projetos técnico-científicos serão expostos na Grande Vitória e no interior do Estado entre 21 e 26 de outubro.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)