A Biblioteca Pública do Espírito Santo recebe hoje, às 19h, o lançamento do livro “Cartas Fantasmas”, de Adilson Vilaça, romance sobre a revolta camponesa na cidade de Ecoporanga, ocorrida entre 1959 e 1962. Na ocasião, haverá a solenidade de posse do escritor na Academia Espírito-Santense de Letras. A entrada é franca e o livro estará à venda por 50 reais.
Apaixonado pela história e pela cultura do Espírito Santo, Adilson Vilaça remonta em “Cartas Fantasmas” o sopro do messianismo, a revolta dos camponeses e a fundação do município de Ecoporanga, nos anos 50. O livro é a continuação de sua narrativa histórica “Cotaxé”, publicada em 1997, que conta a breve existência do independente Estado União de Jeová, área na divisa com Minas Gerais. Após a fragmentação desse movimento, eclode a disputa que serve de cenário para o novo romance, devido ao interesse de grileiros e empresários em propriedades já ocupadas por famílias rurais.
Adilson Vilaça
Adilson Vilaça nasceu em 1956, em Conselheiro Pena (Cuparaque), mas é radicado em Vitória desde 1977. Entre os anos de 1980 e 1983, Adilson Vilaça venceu três concursos literários no Espírito Santo, entre eles o Prêmio “Geraldo Costa Alves”. Esta premiação, concedida pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida, foi dedicada ao livro de contos A possível fuga de Ana dos Arcos – primeiro livro do autor. Escritor de mais de 40 títulos – contos, crônicas, novelas, romances, ensaios e pesquisas –, Vilaça recebeu do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo o Prêmio “Almeida Cousin”, em 2000, pelo conjunto de sua obra.
Lançamento do livro “Cartas Fantasmas”, de Adilson Vilaça, e posse do escritor na Academia Espírito-Santense de Letras
Nesta segunda-feira (15), às 19 horas
Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Baptista Parra, Praia do Suá, 165, Vitória-ES
Entrada franca
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)