05/09/2017 08h02 - Atualizado em 05/09/2017 09h49

Banestes entre as principais instituições bancárias do país

O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) está entre as maiores e melhores instituições bancárias do Brasil, de acordo com levantamentos publicados em três revistas especializadas do país. A Banestes Seguros também é destaque nos rankings na categoria Seguradora.

No Anuário 360º/2017 da revista “Época Negócios”, o Banestes aparece em 6º nas categorias Desempenho Financeiro e Governança Corporativa, assim como em 7º no indicador Bancos em geral.

Já o jornal Valor Econômico, na publicação “Valor 1000”, aponta o Banco capixaba em 10º nos indicadores Rentabilidade sobre o Patrimônio e Rentabilidade Operacional entre as 100 maiores instituições financeiras. As duas publicações foram divulgadas no final deste mês de agosto.

Em julho, o Banestes já havia ganhado destaque nacional no prêmio “Finanças Mais”, do jornal O Estado de São Paulo, quando conquistou o título de 4º melhor do país na categoria Banco Varejo, ficando atrás apenas de Bradesco, Itaú Unibanco e Banpará.

Desta vez, de acordo com levantamento do Anuário 360º publicado esta semana, o Banestes aparece entre os 10 maiores nos principais quesitos. Além dos destaques nas categorias Bancos, Desempenho Financeiro e Governança Corporativa, está em 7º lugar no indicador Visão de Futuro, assim como na 8ª colocação nos rankings Práticas de Recursos Humanos e Responsabilidade Socioambiental. A pesquisa publicada na revista “Época Negócios” foi feita pela Fundação Dom Cabral.

Já o relatório das 1000 maiores empresas do país divulgado pelo jornal Valor Econômico faz um recorte apontando os status das 100 maiores instituições financeiras, e o Banestes evoluiu bem de um ano para o outro. Agora está entre as 20 melhores.

O Banco do Estado do Espírito Santo subiu seis posições no ranking geral do setor financeiro em relação a 2016 e, na análise recente, ocupa o 19º lugar. Destacando a solidez da empresa, o Banestes está em 10º em duas outras categorias (Rentabilidade Operacional sem Equivalência Patrimonial e Rentabilidade sobre o Patrimônio entre os Bancos

Grandes). É ainda a 13ª melhor empresa do setor financeiro no indicador Depósitos Totais (na edição passada, estava na 15ª colocação).
O levantamento da “Valor 1000” edição 2017 utilizou 20 indicadores para classificar as empresas no ranking de finanças, entre eles: capital, menor custo operacional, ativo total, patrimônio líquido e receita da intermediação financeira.

“Pela nossa atuação geográfica, os indicadores em relação a tamanho são muito expressivos. Mas o que verdadeiramente importa é ser um banco excelente em resultados e principalmente na entrega de qualidade aos nossos clientes. E isso nós temos feito. Nossos clientes têm sentido melhorias significativas em nossos serviços”, afirma o diretor-presidente do Banestes, Michel Sarkis.

O Banco também aparece entre os que mais cresceram em depósitos totais, ocupando a 16ª colocação. Está na mesma posição quando se avalia o item Custo Operacional. Em relação aos maiores em Receita de Intermediação, aparece na 19ª posição.

FOTO: Divulgação / Banestes

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard