Os servidores que fazem aniversário no mês de fevereiro devem ficar atentos ao prazo do Censo Bianual, que vai até amanhã. O recadastramento é obrigatório em 2018 (ano par) aos profissionais cuja data de nascimento seja nos meses pares.
Para realizá-lo, basta que o servidor compareça ao setor de Recursos Humanos (RH) do órgão onde atua, com a documentação necessária para atualização. Não havendo dados a serem alterados ou adicionados, o servidor assinará uma declaração afirmando que suas informações estão atualizadas e corretas.
O censo é voltado aos servidores ativos efetivos civis e militares, comissionados, celetistas e aos beneficiários de pensão especial, pensão judicial e complementação de aposentadoria custeada pelo erário. Sendo assim, não é necessário para aposentados.
O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade dos dados armazenados na base do Sistema de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes), garantir maior segurança às informações pessoais dos servidores e aprimorar a gestão de pessoal e o controle de informações previdenciárias.
Em caso de não comparecimento para realização do censo no mês de aniversário, o servidor terá de encaminhar justificativa ao RH de sua unidade. O profissional que estiver afastado no período estabelecido deverá atualizar os dados no primeiro mês de retorno ao trabalho. O não comparecimento ao Censo no mês de aniversário, sem a devida justificativa, acarretará a penalidade prevista no Art. 10 da Portaria Nº 22-R/2017.
Fique atento
O recadastramento é obrigatório em 2018 (ano par) aos profissionais cuja data de nascimento seja nos meses pares:
:: Fevereiro (2)
:: Abril (4)
:: Junho (6)
:: Agosto (8)
:: Outubro (10)
:: Dezembro (12)
www.servidor.es.gov.br/censobianual
FOTO: Divulgação / Seger
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)