23/11/2021 06h04 - Atualizado em 23/11/2021 15h58

20 de novembro, Dia da Consciência Negra

A data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, quilombola que lutou pela libertação dos escravos

Celebrado no Brasil em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra nos remete a Zumbi dos Palmares. Zumbi nasceu em uma das aldeias do então Quilombo de Palmares, entre Pernambuco e Alagoas, provavelmente em 1655, e foi morto na atual Serra dos Dois Irmãos, em Viçosa (AL), em 20 de novembro de 1695.

Zumbi é símbolo da penosa e brava luta dos negros contra a escravidão. Como uma espécie de rei do Quilombo de Palmares, incentivou a fuga dos escravos e enfrentou várias expedições de extermínio até retirar-se para a guerrilha. Traído, foi morto numa emboscada.

A figura de Zumbi mostra-se como um marco na luta dos escravos no Brasil. Uma escravidão que terminou no papel, mas que prosseguiu ao longo dos séculos com a segregação da população negra não só no Brasil, como em várias partes do mundo. Allan Alpohim Miranda, graduando do curso de bacharelado em História da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e servidor do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), traz algumas reflexões sobre como a forma em que a história dos povos afrodescendentes foi contada e aprendida nas escolas pode ter ajudado a estigmatizar a população negra. 

Confira o texto: Reflexões sobre a História da África e suas antigas civilizações

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard