04/07/2017 08h03 - Atualizado em 04/07/2017 09h28

17ª edição do Prêmio Ecologia é lançada

Com o tema “Soluções e Inovações Ambientais”, foi lançado ontem o Prêmio Ecologia 2017. A iniciativa incentiva trabalhos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Estado. A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e marca o início de uma das principais premiações que reconhecem ações de sustentabilidade.

As inscrições seguem até 30 de setembro, exclusivamente pelo e-mail premioecologia@seama.es.gov.br. Este ano, os trabalhos vão concorrer em quatro categorias: Pesquisa (com as subcategorias Graduação e Pós-Graduação); Educacional (com as subcategorias Ensino Fundamental e Ensino Médio); Experiências de Sucesso (com as subcategorias projetos inovadores nas áreas Urbanas e Rurais); e Municípios Sustentáveis.

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, ressaltou que o tema “Soluções e Inovações Ambientais” mostra o quanto a sociedade avançou e que a intenção é mobilizar as pessoas e propor soluções para que as políticas públicas sejam feitas de forma participativa. Segundo ele, o que promove a mudança é quando todos mudam e têm consciência diante da realidade e da importância de se inserirem neste processo.

“O Governo do Estado está fazendo investimentos vultuosos, o maior da história do Espírito Santo, pensando no meio ambiente, com ações integradas na recuperação de florestas, no armazenamento de água para garantir segurança hídrica, na regularização dos cursos d’água e na implantação de sistemas de esgotamento sanitário”, reforçou o secretário.

A diretora-presidente do Iema, Andreia Carvalho, enfatizou que esse é um tema desafiador e que traz a sociedade como protagonista das questões ambientais. Segundo ela, este prêmio está há 17 anos contribuindo com boas ideias que, com certeza, asseguram mais qualidade de vida para as pessoas.

“O Governo do Estado tem investido fortemente na questão ambiental. Nós estamos inovando e promovendo dinamismo na área. Quem ganha é a sociedade, que também é parceria no processo. Temos muito a avançar, transformando o presente e construindo um futuro melhor para todos nós”, afirmou Andreia.

O diretor-geral da TV Vitória, Fernando Machado, afirmou que desde o início é muito claro o compromisso dos gestores ambientais. “O prêmio reforça nosso compromisso como cidadãos e como empresa. O meio ambiente é de fundamental importância para a sociedade. Nós agradecemos a todos pela participação e pelo empenho nesta causa”, ressaltou Fernando Machado.

Premiação

Os vencedores na categoria “Pesquisa” serão premiados com notebooks para o primeiro e o segundo lugares. Além disso, há o prêmio de R$ 6 mil para o vencedor da subcategoria "Pós-Graduação" e o de R$ 3 mil para o vencedor da subcategoria "Graduação". As demais recebem um Notebook (primeiro lugar) e um Tablet (segundo lugar).

A premiação tem como objetivo promover o reconhecimento e o incentivo a pesquisas, projetos, atividades, obras e empreendimentos que se destacaram na área socioambiental capixaba, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Espírito Santo.

Prêmio

O Prêmio Ecologia foi instituído por meio do Decreto nº 7.462-E de 21 de julho de 1999 e atualizado pelo Decreto nº 3.819-R, de 25 de junho de 2015. São recebidas 400 inscrições por ano. Em 2015, foram 458 inscritos e 27 premiados. De 1999 até o ano passado, mais de 4 mil trabalhos foram inscritos no Prêmio Ecologia e 540 foram premiados.

Na preparação desta edição, em parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, foi realizada uma oficina para discutir os novos caminhos da premiação, envolvendo servidores e público. Entre as definições, destacam-se a redução das categorias, o enfoque em pesquisas e projetos e o acompanhamento destes após a entrega do Prêmio.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Seama), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Agência Estadual de Recursos de Hídricos (Agerh). A premiação conta com o apoio da Rede Vitória de Comunicação.

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard