Representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estarão no Estado hoje para participar de uma oficina sobre engajamento dos jovens. O encontro será no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a partir das 10 horas, e tem como objetivo contribuir para a elaboração da metodologia que será utilizada na próxima etapa da pesquisa de monitoramento e avaliação do Programa Ocupação Social, estudo que será realizado pelo IJSN em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e Fundação de Amparo à Pesquisa e à Inovação do Espírito Santo (Fapes). Estarão presentes na oficina a coordenadora do escritório da UNICEF responsável pelos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, Luciana Sebo, além do coordenador do programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mario Volpi, que é referência no tema adolescência e juventude e um dos criadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante o evento, serão debatidos quais métodos e instrumentos podem ser mais eficientes no engajamento dos jovens em situação de vulnerabilidade nos bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. Para a diretora presidente do Instituto Jones Santos Neves, Gabriela Lacerda, a oficina é uma boa oportunidade para troca de informações e experiências. “Nosso objetivo principal é melhorar ainda mais a gestão das políticas públicas e o diálogo com a equipe do UNICEF é fundamental para que a gente consiga formular uma metodologia eficaz. A organização poderá falar sobre suas experiências e isso vai contribuir para o nosso trabalho na nova fase da pesquisa de monitoramento do Ocupação Social”.
UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. O UNICEF participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.
Ocupação Social
O programa é um Projeto Estruturante do Governo do Estado do Espírito Santo que articula uma ampla agenda e diálogo com a sociedade, setor privado e poderes públicos para atuação em áreas de alta vulnerabilidade social, com baixa renda e marcadas por uma espiral de violência urbana. Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o programa tem como principal objetivo a promoção de uma rede de oportunidades de educação, de empreendedorismo e de renda para jovens com maior exposição à violência.
FOTO: Divulgação / IJSN
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)