07/05/2019 08h03 - Atualizado em 07/05/2019 08h43

Transcol inicia processo para implantação do Bilhete Único

A partir do próximo sábado (11), o Sistema Transcol vai iniciar o processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica para um novo, o que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano. O anúncio foi feito na manhã de ontem, pelo governador Renato Casagrande, durante coletiva de imprensa no Palácio Anchieta, em Vitória. A medida abre um leque de novos serviços para maior comodidade e segurança para a população que utiliza o sistema.

De acordo com Casagrande, a integração deve ocorrer inicialmente entre o Transcol e o sistema de ônibus de Vitória. Em Vila Velha, uma integração está em fase de estudos. “O bilhete seguirá o mesmo, mas teremos que trocar o validador para que possamos usar também em outros sistemas e outros modais no futuro, como no Aquaviário que será implementado neste Governo.Essa ação é mais uma que realizamos no sentido de melhorar o serviço para quem utiliza o transporte coletivo”, explicou.

O governador adiantou que o sinal de internet sem fio (wi-fi) começará a ser oferecido em coletivos ainda este mês. Em junho, vão começar a circular os ônibus com ar-condicionado. “É um conjunto de melhorias para incentivar cada vez mais a utilização do transporte coletivo e queremos que esse serviço tenha qualidade”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, reforçou que o Governo trabalha desde o início do ano para recuperar e melhorar as condições do Sistema Transcol:

Como vai funcionar 

A reconfiguração dos cartões vai funcionar assim: o usuário precisa apresentar o cartão (gratuidade ou não) nos dois validadores: primeiro, deve apresentar o cartão no validador azul, o atual. Após ouvir o sinal sonoro, deve apresentá-lo no validador vermelho, o novo, até aparecer a mensagem “catraca liberada”.

Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar nos ônibus do Transcol, no Seletivo ou nos Terminais.

A instalação dos novos validadores faz parte de uma série de medidas que os Consórcios, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Companhia Estadual de Transportes de Passageiros (Ceturb-ES), estão realizando para melhorar o atendimento aos passageiros do Sistema Transcol.

“A Ceturb-ES, sempre preocupada com a qualidade dos serviços prestados pelos consórcios operadores, tem trabalhado intensamente para possibilitar uma tranquila migração de sistema, evitando transtornos aos usuários. Além disso, ressalta que o aporte tecnológico é bem-vindo, pois permitirá com a integração das tecnologias uma maior segurança e transparência na operação”, ressaltou o diretor-presidente da Companhia, Raphael Trés.

Para que a migração aconteça, nessa primeira etapa, será preciso atualizar os mais de 1,1 milhão de cartões ativos utilizados pelos passageiros, para que os bilhetes atuais não precisem ser substituídos.

Assim que a maioria dos cartões estiver atualizada, os validadores antigos serão retirados e os novos funcionarão sozinhos, trazendo mais rapidez e até outros benefícios para os passageiros. Por isso, é importante que todos os usuários com cartões façam esse processo em 30 dias, ou seja, até o dia 11 de junho.

Depois disso, a atualização só poderá ser feita em um dos postos de atendimento do GVBus: Terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória).

Opiniões

"Anunciamos a renovação de frota, incluindo a aquisição de veículos com ar-condicionado e a implantação do wi-fi, que já está sendo testado. A atualização da tecnologia utilizada na bilhetagem eletrônica é uma importante etapa deste processo", disse o Secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno.

"Estamos trocando os aparelhos atuais por outros que possuem as mesmas funções dos antigos, porém, de forma integrada em um único módulo gestor: bilhetagem eletrônica, biometria facial, câmeras de segurança", explicou o Elias Baltazar que é Diretor executivo da GVBus. 

FOTO: Hélio Filho / Secom

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard