A última sexta-feira (05) foi de aprendizado sobre boas práticas de convivência para os adolescentes da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica. O educador voluntário Raimundo de Oliveira da Silva, o “Sr. Raimundo Gentileza”, visitou a unidade para um bate-papo sobre valores humanos e a importância de pequenos gestos para o relacionamento entre as pessoas.
Raimundo Gentileza é morador e articulador cultural do Morro do Alagoano, em Vitória. No local, ele é conhecido por promover diversas ações de gentileza, como a fundação da “Escadaria da Gentileza”, o plantio de árvores, a pintura de muros e a criação de uma biblioteca para a comunidade.
Na atividade, foram abordadas temáticas importantes para a socioeducação, como as boas escolhas, os caminhos a trilhar e em quem confiar. O educador contou aos adolescentes como pequenos gestos são fundamentais para manter a boa convivência, não só no ambiente da unidade, mas na vida em sociedade. Ele também compartilhou a sua experiência com ações de gentileza, mostrando como elas tornaram o dia a dia da sua comunidade mais leve e saudável.
Para a pedagoga da Unidade, Andréa Tozato, a proximidade dos socioeducandos com bons exemplos e gestos de gentileza é essencial para o desenvolvimento pessoal de cada um deles. “A visita sensibiliza os adolescentes sobre a importância de praticar pequenos gestos de gratidão e dizer simples palavras como: por favor, obrigado, desculpa, bom dia”, disse.
Participaram da atividade dez adolescentes da fase inicial de cumprimento da medida socioeducativa, além da equipe técnica da unidade.
FOTO: Divulgação / Iases
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)