Aproximadamente 100 gerentes de projetos e pontos focais de Secretarias e Órgãos da administração pública estadual participaram, na última terça-feira (13), no auditório do Palácio da Fonte Grande, de uma reunião de capacitação na qual foram orientados sobre melhorias realizadas no Sistema de Gerenciamento Estratégico de Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges).
Por meio do Siges, a comunicação da linha decisória do Governo é feita em tempo real com as instâncias de apoio do Modelo de Gestão para o gerenciamento dos programas e projetos estabelecidos no Planejamento Estratégico da Administração Estadual. O sistema é utilizado pela equipe do Escritório de Projetos do Governo, que funciona na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), e pelos gerentes dos projetos estratégicos, que atuam nas secretarias e órgãos.
"Realizamos o Planejamento Estratégico, definimos os projetos prioritários, a arquitetura de governança, e agora estamos capacitando nossos colaboradores no Siges, para que iniciemos o monitoramento de cada ação, de cada projeto, de cada programa. E assim, em reuniões quinzenais, vamos poder acompanhar o andamento de cada ação de governo", disse o Secretário de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.
As adequações na ferramenta tecnológica vão permitir um monitoramento mais apurado dos projetos e programas, assegurando mais agilidade e qualidade nas entregas à população. O trabalho foi desenvolvido numa parceria entre a SEP e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).
As melhorias no sistema atendem às necessidades da nova carteira de projetos e programas e ao novo modelo de gestão do Governo Renato Casagrande, definido no Planejamento Estratégico. O modelo possui nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.
A gerente de Projetos Estruturantes da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Kettini Upp Calvi, explica que as melhorias no Siges garantem avanço no acompanhamento dos projetos. Entre esses avanços estão o acompanhamento da evolução mensal de custo de cada entrega do governo e o monitoramento de cumprimento de prazos.
Kettini Calvi explica que o Siges passa a ser um sistema integrado com outras plataformas digitais, como o Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (Sigefes), o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga), o Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP) e o E-DOCs. Também apresenta novas funcionalidades, como o módulo de Dashboard, de Gestão de Riscos e de Indicadores Estratégicos.
FOTO: Divulgação / Sep
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)