26/02/2019 08h01 - Atualizado em 26/02/2019 09h25

Secult, Setur e RTV estudam parceria para promover a cultura capixaba

A Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult) tem buscado referências nacionais e internacionais para potencializar a difusão da cultura produzida no Estado. Na última sexta-feira (22), a Secult recebeu o cantor, compositor e produtor cultural paraense Arthur Espíndola e a produtora cultural portuguesa Anabela Cunha para reuniões de trabalho, com foco na exportação da arte capixaba.

Espíndola veio ao Estado compartilhar a bem-sucedida experiência de potencialização da cultura local no governo paraense com a equipe da Secult, e representantes da Secretaria de Turismo (Setur) e da TVE. Participaram da reunião os secretários de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e de Turismo, Dorval Uliana, além do diretor presidente da Rádio e Televisão Espírito Santo, Igor Pontini. A ideia é estudar a implantação de um programa de difusão cultural nacional, envolvendo as pastas.

O paraense explicou que a ideia do Governo era de que “a cultura é o melhor cartão de visita para mostrar quem nós somos”. A ação conjugada garantiu um aumento audiência da TV pública, no turismo local e na valorização da cultura popular, que passou a ser mais buscada por turistas. “Agora onde a gente vai as pessoas falam que adoram nossa cultura e querem conhecer mais”, salientou.

Exportação

Anabela Cunha é a fundadora da empresa Connecting Dots, que promove artistas brasileiros internacionalmente. Ela participou de uma reunião de trabalho com a subsecretária de Cultura, Carolina Ruas, e a gerente de economia criativa, Lorena Louzada. A produtora cultural atua exportando a cultura brasileira para dez países falantes de língua portuguesa, e teve uma primeira conversa naSecretaria, apresentando os mecanismos para a viabilização de um programa desse tipo no Estado.

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard