11/11/2019 08h04 - Atualizado em 11/11/2019 10h40

Secretaria de Direitos Humanos dá início ao ‘Novembro Negro’

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), deu início, na última quinta-feira (07), à programação para o Mês da Consciência Negra com o Seminário “A ‘Guerra às drogas’ e o extermínio da população negra no Brasil”. O evento promovido pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, em parceria com a Gerência de Igualdade Racial (Gepir), lotou o auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

A governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes, prestigiou a abertura do “Novembro Negro” e reforçou, na oportunidade, a importância do dia 20 de novembro. “É uma data reconhecida nacionalmente como o Dia da Consciência Negra. A tendência no País é de que essa celebração se espalhe por todo mês de novembro se transformando no ‘Novembro Negro’.

Aqui no Estado não é diferente. Queremos com isto dar visibilidade e investir na valorização do ser humano, principalmente da população negra, que é a maioria no Espírito Santo”, destacou.

Durante o evento, a governadora em exercício e a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, entregaram a chave do veículo doado à Gerência de Igualdade Racial da SEDH ao gerente Alexsandro Lopes. O carro será utilizado em atendimentos e pautas externas, auxiliando nas demandas da Gerência.

A SEDH também lançou uma campanha educativa virtual de enfrentamento ao racismo nas suas principais formas de expressão. Entre os dias 07 e 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – serão publicados posts na página do Facebook da SEDH (@DireitosHumanosES), com a proposta de conscientizar as pessoas sobre o que é racismo e seus diversos tipos.

“É preciso falar de racismo nas redes sociais e neste mês o Governo mantém o seu compromisso de sempre com as políticas públicas para igualdade racial. Uma das ações é esta campanha contra o racismo”, disse a secretária.

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, enfatizou a importância do tema do seminário desta quinta-feira:
“A ideia de realizar um seminário abordando esta temática parte da nossa responsabilidade ética e política em tratar a questão do racismo como um dos elementos estruturantes em nossa sociedade. Nós sabemos que a luta antirracista, para além da bandeira do movimento negro, precisa ser uma agenda para todos nós da gestão e políticas públicas. Precisamos garantir que se constitua num espaço de diálogo, em que esta temática possa ser abordada de forma clara, sem tabus, trazendo à tona esta problemática que está posta diante de todos nós”, explicou.

Os palestrantes convidados para discutirem o tema foram o delegado de Polícia Civil, Fábio Pedroto, que também é mestre em Segurança Pública; e a pós-doutoranda em Psicologia e coordenadora local do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Vitória – Território Centro, Luizane Guedes Mateus. O Seminário contou ainda com apresentações culturais de poesia marginal, com Thais do Gueto, e de slam literário com o coletivo Xamego.

Serviço

A programação do “Novembro Negro”, conta com diversas ações, entre elas: rodas de conversa com a comunidade quilombola, bate-papo com socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), realização de ciclo formativo, além de participação e apoio a eventos dos municípios. Confira no link: https://sedh.es.gov.br

FOTO: Ademir Ribeiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard