Uma cidade que surgiu às margens do Rio Santa Maria da Vitória receberá obras para a complementação do Sistema de Esgotamento Sanitário, que beneficiarão não só a região, mas também a população metropolitana. O maior programa ambiental já realizado no Espírito Santo – o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem – fará com que na área urbana de Santa Maria de Jetibá o tratamento de esgoto salte de 53% para a universalização.
A ordem de início de serviço foi assinada, na últimasexta-feira (08), na semana em que se comemorou o Meio Ambiente. As obras começam no segundo semestre, com prazo de execução de 24 meses, com 12 meses de operação assistida. O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung e da diretoria da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).
O presidente da Cesan, Amadeu Wetler, destacou a importância ambiental do investimento na cidade e os benefícios que vai trazer para os moradores. “Após a implantação do sistema, vamos tratar 74 milhões de litros de esgoto por mês. Ter atenção ao saneamento básico é fundamental para cuidar do meio ambiente, na semana que lembramos a data, comemorada no último dia 5, e também da saúde da população”, afirmou Amadeu.
O Rio Santa Maria é um dos principais fornecedores de água para a população da Grande Vitória, contribuindo para o abastecimento de 700 mil habitantes, por isso, o investimento no sistema de esgotamento sanitário da cidade beneficiará também a Região Metropolitana.
O município
Formada originalmente por agricultores familiares, Santa Maria de Jetibá tem uma grande diversidade de produção agrícola, sendo o município o maior produtor de hortifrutigranjeiros capixaba, com produtos consumidos na Grande Vitória, além de alcançar mercados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
Santa Maria de Jetibá
Beneficiados (final de plano 2036): 19.177
Bairros: São Luiz, Vila Jetibá, Vila Nova e São Sebastião do Meio
Serão implantados:
33 km de rede de esgoto
1.396 ligações de imóveis na rede
903 ligações intradomiciliares
4 elevatórias de esgoto bruto
Ampliação de 1 Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para tratar 29 litros por segundo
Preservação da Bacia e Rio Santa Maria da Vitória
74,3 milhões de litros de esgoto tratados/mês
2.477.952 litros de esgoto tratados/dia
Saiba mais
O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem é financiado pelo Banco Mundial e tem abrangência estadual. Estão incluídos municípios da Região do Caparaó (Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna, Ibatiba, Divino de São Lourenço e Conceição do Castelo) e da Região Serrana (Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá). Também haverá ações específicas para o saneamento ambiental em Vila Velha e Cariacica, das bacias dos Rios Santa Maria da Vitória e Jucu.
O objetivo é ampliar a cobertura florestal do Estado, com o programa Reflorestar e o projeto Mangaraí, e institucionalizar e promover boas práticas agrícolas e de construção de estradas vicinais para contribuir para a redução do assoreamento e da poluição dos corpos d’água.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)