Foram anunciados, na noite de ontem, os oito projetos vencedores do Prêmio Inoves Ciclo 2016 (confira a lista completa dos vencedores na página 05). A cerimônia de premiação aconteceu no Salão Santiago, do Palácio Anchieta, e contou com a participação de 27 equipes finalistas que concorreram às categorias vencedoras e às menções especiais, além de autoridades e convidados.
O governador Paulo Hartung ressaltou a importância do Prêmio Inoves para incentivar e reconhecer iniciativas inovadoras no poder público e destacou a capacidade de superação dos capixabas com a implementação de políticas públicas capazes de interferir positivamente na rotina e qualidade de vida da população. Hartung lamentou as dificuldades burocráticas do setor público do país.
"Minha palavra é de entusiasmo com os capixabas e brasileiros. Estamos vivenciando um período muito crítico em nosso país. Seguramente é o maior desafio dos últimos 120 anos. Meu sentimento de entusiasmo é pela capacidade dos capixabas inovarem neste período caótico. Em plena crise colocamos de pé o Escola Viva, o Ocupação Social, o Reflorestar, entre outros. Estamos inovando em plena crise. Eu acredito no setor público. É possível ser público, eficiente e até melhor que o privado. O que prejudica é a legislação burocrática, mas creio que em breve vamos conseguir fazer uma reforma no país e acabar com esse arcabouço jurídico. Até lá, precisamos inovar e buscar, permanentemente, soluções para melhor atender a população, que é quem paga os impostos e mantém os serviços de pé", destacou.
Em sua fala, a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, destacou o compromisso das equipes na busca por ações inovadoras. “Este prêmio é um símbolo claro do compromisso de todos aqui presentes. Compromisso na busca por novas ideias e melhores práticas na gestão pública. Em estimular mudanças que transformem o cotidiano da coisa pública. Em motivar as pessoas a olharem para as mesmas coisas, mas verem e pensarem algo diferente”.
“Neste ano, as equipes participantes e, especialmente, as vencedoras do ciclo apresentaram trabalhos inovadores, com soluções criativas e concretas, que apontam para novas alternativas e possibilidades para tornar a gestão pública mais efetiva e focada nas necessidades reais da população. O objetivo do Inoves é valorizar e dar visibilidade a essas iniciativas”, ressaltou o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.
Os trabalhos concorrentes foram avaliados durante quatro meses por uma banca examinadora voluntária, formada por especialistas em gestão pública da iniciativa pública e da privada, reconhecidos no meio acadêmico. Mais de 1.800 horas foram dedicadas pela banca para definir os oito vencedores e os destaques especiais do Ciclo 2016.
Durante a premiação, as equipes vencedoras receberam os troféus do Inoves. Além disso, ganharão um prêmio de R$ 16 mil em equipamentos de informática e terão suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves.
FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo