A primeira operação integrada de fiscalização e educação de trânsito “Força pela Vida”, realizada na noite da última sexta-feira (5), em seis pontos da Grande Vitória, abordou 330 veículos. Foi o início de um conjunto de ações que serão realizadas pelo Governo do Estado para reforçar a fiscalização e coibir infrações e ilícitos relacionados ao trânsito e aos veículos, de forma contínua e integrada, bem como contribuir por meio da educação de trânsito para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas.
A ação integrada abordou veículos e pessoas nas ruas e contou com agentes de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), além dos efetivos da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.
As equipes, distribuídas em seis pontos de Fiscalização em Vitória, Vila Velha e Serra, realizaram 279 testes de alcoolemia (bafômetro) e abordaram 330 veículos. Durante a operação, foram lavrados 71 autos de infração de condutores dirigindo sem possuir habilitação ou com o direito de dirigir suspenso. Um total de 17 veículos foram removidos. Os condutores também foram abordados pela equipe de Educação do Detran|ES com orientações importantes para um trânsito mais seguro para todos.
O gerente de Veículos do Detran|ES, Cleber Bongestab, considerou positiva a primeira operação. “Reunimos as forças dos órgãos envolvidos e mostramos aos capixabas que estamos nas ruas com um trabalho de fiscalização e educação para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas. Também vamos tentar coibir ilícitos que possam comprometer a capacidade de condução dos motoristas e vistoriar a segurança dos veículos que utilizam as vias na Grande Vitória”, afirmou.
Segundo ele, essa foi a primeira de muitas operações do Programa “Força pela Vida” e serviu de laboratório para um modelo de fiscalização eficiente e seguro.
O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, também considerou que a primeira operação integrada 'Força pela Vida' foi um sucesso: “O trabalho em conjunto permitiu o emprego otimizado de recursos e maximizou os resultados. A ação fiscalizatória com foco na Lei Seca cumpre um papel importante de segurança viária, autuando os condutores que são flagrados dirigindo sob o efeito do álcool, ou ainda os que recusam a se submeter ao teste de etilômetro”, afirmou.
Na opinião do tenente-coronel, as ações dessa natureza conscientizam o cidadão que é preciso respeitar as normas de trânsito. “E o que considero como principal, que é evitar acidentes, lesões e mortes no trânsito, visto que há uma forte correlação entre estes e o uso de bebidas. Também chamo a atenção para os condutores flagrados dirigindo sem a devida habilitação, o que é um ato irresponsável e de muita gravidade. Estamos planejando outras operações, também de caráter educativo, em dias e horários variados, visando sempre a preservação da vida”, disse.
Para o delegado Maurício Gonçalves da Rocha, titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, participar da materialização do “Força Pela Vida” foi uma experiência extraordinária. “O programa é um marco importantíssimo para as forças de segurança e sociedade civil envolvidas na redução e controle da violência no trânsito. O que antes era bem feito, de forma isolada, agora, com a efetivação do programa está sendo realizada de forma excelente. Esta unificação das ações das instituições, com definição de procedimentos e metas, com todos focados na prevenção e educação, vai levar o Estado a alcançar o objetivo final, que é o de salvar vidas no trânsito”, enfatizou.
FOTO: Divulgação / Detran|ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)