18/04/2018 08h03 - Atualizado em 18/04/2018 09h04

Ocupação Social contrata 26 bolsistas para realizar oficinas

Inscrições abertas para o processo de seleção de 26 bolsistas que vão atuar em todas as comunidades atendidas pelo Ocupação Social. As vagas são para oficineiros, que serão responsáveis em realizar atividades culturais e artísticas, com técnicas de engajamento dos jovens. As inscrições seguem até dia 25 de abril.

Será contratado um bolsista por bairro assistido pelo programa. Para participar é preciso ter 18 anos ou mais, de idade, e nível médio completo, entre outros requisitos que podem ser conferidos no edital.

Parceria

As bolsas são disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), coordenadora do programa Ocupação Social, em ação realizada junto com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e em parceria com a Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

A atuação dos bolsistas selecionados também servirá como material de análise para pesquisa aplicada no monitoramento e avaliação de ações desenvolvidas dentro do programa, com o uso de técnicas de engajamento de jovens nos bairros moradores de contemplado pelo Ocupação Social, resultando na melhoria da gestão e das políticas públicas.

Seleção

Serão realizadas três etapas de seleção, dos bolsistas. A primeira será a análise de currículo do candidato, exclusivamente com base na ficha de inscrição, seguida de entrevista, na qual o (a) candidato (a) deverá ter em mãos uma cópia do portfólio de fotos e comprovação de trabalho com oficinas realizadas anteriormente. A última etapa será de análise da documentação apresentada à Fapes, após classificação.

Todas as etapas são eliminatórias, sendo a primeira e a segunda também classificatórias. Os candidatos serão avaliados e classificados segundo a adequação com os requisitos essenciais e desejáveis para as respectivas vagas e conforme os critérios de seleção e entrevista apresentados nos itens 4 e 9 do edital.

O resultado da primeira etapa está previsto para o dia 26 de abril, com as entrevistas sendo realizadas entre os dias 02 e 04 de maio. A lista com os nomes dos selecionados deverá ser publicada em 07 de maio, com os bolsistas tendo prazo até dia 11 de maio para realizar o cadastramento junto à Fapes. A previsão é de iniciar as atividades até dia 01º de junho.

Ocupação Social

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida, no Espírito Santo.

São 26 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas.

Confira as áreas contempladas pelo programa:

:: Nova Palestina e Região do Bairro da Penha (Bonfim, Itararé, São Benedito, Gurigica, Engenharia, Jaburu e Morro da Floresta ) de Vitória;
:: Barramares, Ulisses Guimarães, Boa Vista (I e II), São Torquato e Santa Rita, de Vila Velha;
:: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Jardim Carapina, Novo Horizonte, Planalto
Serrano, Central Carapina e Bairro das Laranjeiras, da Serra;
:: Castelo Branco, Nova Rosa da Penha, Flexal II e Nova Esperança, de Cariacica;
:: Zumbi, de Cachoeiro de Itapemirim;
:: Ayrton Senna e Bela Vista, de Colatina;
:: Interlagos e Aviso, de Linhares;
:: Vila Nova e Bom Sucesso, de São
Mateus;
:: Pinheiros (parte urbana da cidade).

FOTO: Divulgação / SEDH

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard