19/11/2019 08h02 - Atualizado em 19/11/2019 10h08

Observatório Digital traz ranking de atos infracionais

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) disponibilizou em sua plataforma de dados, no último dia 14, novas informações sobre o sistema socioeducativo capixaba.

O Observatório Digital da Socioeducação agora passa a conter também o ranking dos atos infracionais cometidos pelos adolescentes que ingressam nas unidades do Instituto.

Este é mais um passo na busca pela integralidade na transparência dos dados do Instituto, como destacou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento. “O acesso à informação pela sociedade capixaba deve ser cada vez maior. O Observatório Digital da Socioeducação contribui não só para o acesso público e transparente às informações do Instituto, mas também para o avanço de pesquisas e estudos na área”, afirmou.

Transparência

A nova informação torna a plataforma de dados ainda mais completa e reforça a atuação do Iases no caminho da transparência e na garantia do acesso à informação. O Instituto é o pioneiro da administração pública neste tipo de ferramenta.

No ranking, constam o percentual de adolescentes que ingressaram no Iases pelo cometimento de atos infracionais análogos a crimes contra o patrimônio, contra a pessoa, Lei Antidrogas, Estatuto do Desarmamento, entre outros. A plataforma também mostra a porcentagem das tentativas e as informações são atualizadas mensalmente.

Ao clicar no ato infracional, o sistema mostra o perfil do adolescente que ingressou no Iases em razão do cometimento do referido ato: Idade, raça/cor, sexo, motivo de entrada, escolaridade.
Segundo a subgerente de Informação e Análise de Dados do Iases, Kelly Cristina Pereira, a informação sobre os atos infracionais agrega na análise do perfil do adolescente e contribui para o trabalho de pesquisadores e outras instituições.

Observatório Digital da Socioeducação

Lançado no dia 05 de julho, o Observatório Digital da Socioeducação é o sistema de “Business Intelligence” (BI) do Iases, que torna público os dados do sistema socioeducativo capixaba.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

É possível, de forma interativa e organizada, dentre outras informações, consultar o histórico e os dados atualizados sobre o quantitativo de adolescentes acautelados, além do mapeamento dos atos infracionais por município, em todo o Estado.

A ferramenta tem oito filtros de pesquisa: residência, comarca, idade, motivo do ingresso no sistema socioeducativo, raça/cor, sexo, escolaridade e data.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard