23/10/2018 08h02 - Atualizado em 23/10/2018 08h40

Novidades no 6º Festival de Música Erudita do ES

Nos dias 03 a 24 de novembro de 2018, Vitória receberá a 6ª edição do Festival de Música Erudita de Espírito Santo, considerado um dos maiores eventos do gênero no país. Este ano – além dos tradicionais concertos no Teatro Carlos Gomes – outras nove apresentações vão acontecer em patrimônios, escolas e asilo, na programação dos Concertos Itinerantes.

Pelo segundo ano, o festival democratizou a forma de participação de grupos na programação, por meio de um Edital de Chamamento realizado pela Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), no mês de julho deste ano, quando foram selecionados dois espetáculos para compor a programação que vai passar pelos palcos do Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. 

Ao todo, serão apresentados 12 concertos e uma ópera, totalizando 20 apresentações. O evento é uma realização da Coes, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a ArcelorMittal, a Autoglass e a OSES - Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Criado com o objetivo de facilitar o acesso à música erudita, o evento busca também ampliar o mercado de trabalho para os mais diversos artistas e profissionais do setor, seja nas áreas de canto e instrumental ou na área cênica.

O festival será integrado a diversas atividades simultâneas nos dias de programação: Concerto Sociais; Projeto Sociocultural – Vale Música; O espetáculo “O Congo e o Erudito”, além da 5ª edição da Exposição de Artes Visuais com o título: Revivendo o Melpômene, que será realizada na Praça Costa Pereira.

O diretor-geral do festival, Tarcísio Santório, destacou que o evento, além de proporcionar entretenimento, mostra como a plateia que admira música erudita é uma realidade. “O público capixaba interessado em música erudita se multiplica a cada apresentação no Estado. A tendência é de que a formação e o crescimento dessa plateia se fortaleçam ainda mais com a realização de Festivais deste porte”.

Homenagens

Na edição deste ano haverá dois homenageados: Personalidade Nacional e Personalidade Capixaba. O homenageado Nacional será o renomado maestro Roberto Duarte, que irá reger a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo no concerto na abertura do Festival. Já o homenageado Capixaba será o saudoso Professor Alceu, que será lembrado no concerto com a execução da música “Nostalgia”, composta por ele e dedicada à cantora lírica Natércia Lopes, que por sua vez fará a participação especial na noite.

A realização do Festival é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), com a direção geral de Tarcísio Santório e direção artística da cantora lírica Natércia Lopes.

6º Festival de Música Erudita do Espírito Santo

Data: de 03 a 24 de novembro

Horário: às 18h

Local: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória

Ingressos: Entrada franca. A retirada dos ingressos será feita uma semana antes de cada espetáculo, na bilheteria do teatro.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard