Com o objetivo de promover a inclusão digital das pessoas da terceira idade, o Programa Navegando na Internet na Melhor Idade, que consiste numa ação do Governo do Estado – por meio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) – em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). As inscrições são gratuitas.
O programa proporciona alguns benefícios aos alunos como acessar vários sites, mandar e-mail para amigos e parentes, criar contas nas redes sociais para se comunicar e se relacionar, fazer novas amizades e fortalecer a autoestima.
Desde 2001, o projeto já beneficiou mais de 4 mil pessoas. Uma delas é o aposentado João Paes dos Santos, 74 anos. Para ele, o “Navegando na Internet na Melhor Idade” permitiu conhecer outros caminhos que o ajudam a ter uma visão mais ampla da vida, a ter mais acesso ao lazer e a serviços do Governo, além de melhorar a qualidade de vida e a autoestima. “Antes do curso, não usava o computador e nem o celular. Tinha que ter alguém do lado para acessar a Internet, porque não conseguia fazer isso sozinho”.
Outro exemplo dos bons resultados do programa é a aposentada Waldenéa Barcelos Hertel, 60 anos, que está muito feliz com o carinho das monitoras. “Se pudesse, viria para cá todos os dias”, ressaltou.
Com um método interativo, as aulas são ministradas por monitoras. Os participantes navegam na Internet e visitam sites sobre diversos assuntos. “O programa vai além de uma aprendizagem das tecnologias, ele faz com que os idosos se sintam mais participativos, atualizados e independentes na sociedade”, enfatizou Ana Paula Fairich, uma das monitoras do Navegando na Internet na Melhor Idade.
Como participar - As aulas são realizadas no prédio do Prodest, na Praia do Suá, em Vitória, e no edifício Fábio Ruschi, no Centro de Vitória. Os horários são bem acessíveis com aulas de 60 minutos, de segunda a sexta-feira, com três turmas pela manhã, e três turmas à tarde. O programa é destinado a pessoas a partir dos 50 anos de idade, independentemente, do nível de conhecimento em informática. A inscrição pode ser feita por telefone ou pessoalmente onde acontecem as aulas.
FOTO: Divulgação / Prodest
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)