02/10/2017 08h03 - Atualizado em 02/10/2017 08h44

Ministro participa do lançamento do Programa Criança Feliz Capixaba

A manhã da última sexta-feira (29) em Marataízes, no Sul do Estado, foi de visita da equipe do Criança Feliz Capixaba. Os moradores do balneário receberam os profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. Estavam presentes, também, o governador em exercício César Colnago; o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra e o prefeito de Marataízes, Robertino Batista (Tininho).

Na ocasião, foi realizada uma solenidade para marcar o início das atividades do Programa. O evento aconteceu no auditório do Cras de Marataízes.

“Queremos atingir todas as famílias que estão no bolsa família, aqui no Sul e nas outras regiões. Nós queremos e teremos adesão de todos os municípios ao longo do tempo. O treinamento dos jovens e responsáveis pelas crianças vai ampliar o programa. Já atendemos milhares de crianças. Esse é um processo, mas começando pelo piso nossa casa vai ficar melhor”, afirmou o vice-governador.

O ministro Osmar Terra ressaltou a importância do Programa. “A ciência mostrou, nos últimos 20 anos, que o ser humano desenvolve suas competências nos primeiros mil dias de vida. É um momento crítico da vida das crianças e não havia políticas públicas relacionadas a isso. Nós conseguimos criar o marco legal da primeira infância, criamos o programa Criança Feliz no Ministério, e hoje trabalhamos para atingir todas as crianças do bolsa família. Isso corresponde a um total de 4 milhões de crianças no Brasil”.
Osmar acrescentou. “O Espírito Santo tem um programa avançado em qualidade, já está em 18 municípios e acredito que vai ser modelo para o país. Ele orienta como os responsáveis podem estimular a criança e proteger da violência”.

O Programa

O Programa Criança Feliz Capixaba surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, assistência social. Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard