O governador Renato Casagrande participou, na última sexta-feira (13), da abertura da 1ª Expo Conilon, realizada na Fazenda Experimental do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) de Marilândia. A mecanização para regiões de topografia acidentadas do Espírito Santo foi o tema do evento, que recebeu também o 3° Concurso de Qualidade de Café Conilon.
Resgate da Agricultura
Para Casagrande, o compromisso do Governo é com o resgate da agricultura no Estado, dando apoio às atividades do homem do campo. Além do fortalecimento dos órgãos ligados ao setor, como a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e o Incaper, ele destacou também o desenvolvimento de atividades voltadas também à infraestrutura.
“Encontramos o Incaper literalmente destruído. Estamos reestruturando para que o homem do campo tenha apoio e possamos desenvolver nossas regiões criando oportunidades e tornando o Estado mais justo e competitivo. Nós estamos potencializando as atividades de infraestrutura, como o calçamento rural e o Caminhos do Campo. Também estamos estudando um modelo para levar Internet às comunidades urbanas do interior”, afirmou o governador.
A programação da 1ª Expo Conilon apresentou diversos assuntos voltados para a cadeia produtiva do café no Espírito Santo, além de mostrar o estágio atual do agronegócio da cafeicultura capixaba, nacional e mundial, sua potencialidade no Espírito Santo e, em particular, nas regiões de topografia acidentada, difundindo ainda experiências com avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócios.
O evento também contou com estandes e dia de campo que apresentou na prática as principais tecnologias disponíveis, principalmente, em relação a máquinas e equipamentos que melhoram as condições de trabalho e rendimento do serviço aos cafeicultores que trabalham em topografia acidentada.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, momentos como esse fortalecem a cafeicultura e valorizam os produtores, fornecendo conhecimento e mostrando a força do Incaper.
"Nossos extensionistas estão fazendo um trabalho de excelência no Estado. As pesquisas e ações do Instituto colocam o café capixaba no topo de qualidade. Somos referência nacional e temos os melhores cafés do Brasil, que ano após ano têm ganhado prêmios e concursos por todo o País. Uma história como a do café capixaba merece respeito, valorização e investimento em infraestrutura rural. Na Seag, vamos dar a atenção que o setor merece", disse o secretário.
“O Espírito Santo é referência na produção de café e a disponibilização dessas tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelo Incaper visam diminuir custos, e melhorar as condições de trabalho do produtor rural, além de estimular o agronegócio da cafeicultura no Estado. Para dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado, o governador autorizou mais um investimento para o Incaper: a compra de mais 40 veículos para o fortalecimento da instituição”, afirmou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.
FOTO: Adriano Zucolotto / Governo-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)