30/09/2019 08h03 - Atualizado em 30/09/2019 09h20

Jaqueline Moraes participa do lançamento de selo no Convento

Em sua última atividade no período de interinidade, a governadora do Estado em exercício, Jaqueline Moraes, participou, na manhã da última sexta-feira (27), do lançamento do Selo Comemorativo dos 450 Anos da Festa da Penha. A solenidade aconteceu no Convento da Penha, em Vila Velha, que é o palco do maior evento religioso do Espírito Santo e uma das mais representativas do País.

O símbolo foi criado pela Comissão Organizadora da Festa e remete ao Santo Rosário, fiel companheiro das preces e caminhadas dos devotos – que representa a união, fé e devoção dos capixabas. O Selo estará estampado nas peças alusivas à próxima edição da Festa da Penha, marcando visualmente a data.

Na solenidade, Jaqueline Moraes lembrou que a Festa da Penha é motivo de orgulho para todos os capixabas e faz parte da identidade, cultura e história do Estado.

"É uma alegria fazer parte deste evento que marca o início das atividades para organização deste evento tão importante, que é a Festa da Penha. E a partir do ano que vem passa a ser feriado estadual", disse.

A governadora em exercício também comentou sobre a ligação do governador Renato Casagrande com a festa. “Quero dizer que essa é uma festa que o Governo do Estado tem muito carinho.

O governador é católico e eu sou evangélica, mas sei da importância desse evento e de como ele congrega pessoas e famílias. Independentemente das questões religiosas, a Festa da Penha é um patrimônio histórico e cultural. Ninguém vem ao Espírito Santo e vai embora sem tirar uma foto no Convento da Penha. Sem sentir essa paz que esse lugar transmite”, enfatizou Jaqueline Moraes.

“O Selo é uma das novidades que serão anunciadas até abril de 2020. Todos os nossos esforços, tanto da comissão organizadora da Festa da Penha, quanto dos parceiros e patrocinadores envolvidos, são no sentido de tornar esse um momento ainda mais especial. Afinal, a fidelidade e o amor do capixaba à Nossa Senhora da Penha merecem todas as nossas honras”, explicou Frei Paulo Pereira, guardião do Convento da Penha.

Tradição capixaba 

A primeira edição da Festa da Penha foi em 1570. Desde a época de Frei Palácios até os dias atuais, a celebração evolui junto com a história do Espírito Santo, fazendo parte da tradição e identidade do povo capixaba. Em 2020, as homenagens à Padroeira do Estado acontecem entre os dias 12 e 20 de abril. Reunindo cerca de 2,5 milhões de pessoas, como na última edição, em 2019, também movimentam a economia da região e reforçam o segmento do turismo religioso regional e nacional.

São nove dias de evento com uma vasta programação, que inclui missas, apresentações culturais, romarias e muito mais. Uma festividade plural, representativa do povo capixaba e que renova sua tradição a cada nova geração.

Participaram da solenidade, o diretor-presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), Carlos Aurélio Linhalis; o subsecretário de Estado do Turismo, Gedson Queiroz Merizio; representantes de outros órgãos públicos, empresas e de Igrejas Diocesanas e Mitras.

FOTO: Leandro Braga / Vice-Governadoria

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard