18/01/2017 10h18 - Atualizado em 18/01/2017 10h12

Intercâmbio: Sedu anuncia os 100 estudantes selecionados

Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Chile. Esses são os países onde os 100 estudantes selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu 2016 vão aprimorar o conhecimento na Língua Inglesa ou Espanhola. A cerimônia de anúncio do resultado dos selecionados foi realizada na tarde de ontem, no Palácio Anchieta.

Abrindo a solenidade, os alunos do CEI Music Club fizeram uma apresentação musical, coordenada pelo professor Iago Monteiro. O grupo faz parte das atividades desenvolvidas nos Centros Estaduais de Idiomas, com o objetivo de estimular as habilidades linguísticas.

"Começamos o programa com seis jovens contemplados em 2010 e agora já são 100 estudantes que vão embarcar e aproveitar essa oportunidade. Era uma necessidade aumentar as vagas e oportunizar essa chance aos nossos alunos. O mundo hoje é global e o Espírito Santo é um estado internacionalizado. Durante as outras edições não havíamos conseguido expandir para os estudantes do interior do estado, mas dessa vez, dos 100, muitos que são do interior do estado também já podem arrumar as malas e abraçar essa oportunidade única. Espero que aproveitem com sabedoria, vivenciando outra cultura e aprendendo cada vez mais”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Os 100 estudantes dos polos do ‘Centro Estadual de Idiomas’ e da ‘Parceria com Conselho Britânico’ vão aproveitar essa oportunidade de realizar os estudos em outro país vivenciando outra cultura, a fim de expandir sua visão de mundo e desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola, aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.

A estudante Jussara de Azevedo Pereira deu um depoimento emocionante contando sobre a sua experiência como intercambistas no ano passado. “Estava disposta a me esforçar para conseguir a bolsa. Estudei e me dediquei muito para conquistar essa oportunidade. O intercâmbio te muda para melhor. Voltei cheia de histórias e com muito mais aprendizado. Fui para os Estados Unidos e foi uma experiência única, que me fez ver o mundo com outros olhos. Quero conhecer mais pessoas e buscar mais oportunidades como essa ao longo da minha vida. Agora parto novamente para lá, pois a escola na qual estudei me ofereceu uma bolsa, devido ao meu desempenho. Confesso que me dediquei totalmente o tempo que estive lá e por isso conquistei mais uma bolsa. Mas nada disso seria possível se não tivesse a primeira oportunidade aqui no Espírito Santo, na escola que estudo”, comemorou.

As 100 vagas de intercâmbio foram distribuídas da seguinte forma: 30 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.

Na modalidade High School, os estudantes selecionados serão contemplados com estudos acadêmicos em escola de ensino médio do país de destino, no período aproximado de cinco meses, referentes a um semestre acadêmico completo conforme o calendário da escola; residência em casa de família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; seguro saúde; vistos consulares; ajuda de custo; emissão de passaporte e passagens aéreas.

Já na modalidade Curso Intensivo, eles serão contemplados com estudos de aprofundamento na língua, em instituição especializada no ensino de línguas, no período aproximado de três meses; residência em casa da família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; seguro saúde; vistos consulares; ajuda de custo; emissão de passaporte; passagens aéreas e vale transporte para locomoção no período do curso.

Para o estudante Mateus Rochi Zanelato, de Afonso Cláudio, que foi um dos selecionados e vai embarcar para a Inglaterra, dedicação, estudar bastante e ficar tranquilo ao longo das etapas foi o segredo para essa conquista. “Foi uma felicidade enorme quando chamaram meu nome. Seria muito difícil fazer uma viagem dessa e participar do intercâmbio se não fosse essa oportunidade. Quero aproveitar muito, conhecer uma nova cultura e aprimorar o inglês, pois sei que essa chance vai me abrir muitas portas”.

A estudante Yasmim Barcellos Madeira Rosa, do CEI Vitória, que também foi selecionada, vai para o Canadá. “Foi bem difícil a disputa, mas valeu a pena. A emoção de ver seu nome ser anunciado foi muito grande. Só vai cair a ficha quando eu tiver no aeroporto. Quero ver neve! Estou ansiosa pela escola, tenho certeza que vai ser incrível e vai ser um aprendizado para a vida toda!, disse.

Mas para participar do programa, os estudantes selecionados também possuem algumas tarefas a desenvolver: devem representar com responsabilidade os estudantes das escolas públicas estaduais do Espírito Santo no exterior; compartilhar com os demais estudantes do CEI os aprendizados, as experiências e os conhecimentos vivenciados; desenvolver um projeto com temática relacionada à cidadania, diferenças e similaridades socioculturais, meio ambiente, inovação, globalização, empreendedorismo com responsabilidade social, ou outros temas relevantes acordados com suas escolas, com vistas a compartilhar e difundir aspectos da experiência vivenciada com a comunidade escolar.

Programa de Intercâmbio - O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares e atuando como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.

Centro Estadual de Idiomas - O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.médio da rede pública estadual de ensino.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard