O Brasil possui mais de 7,9 milhões de mulheres empreendedoras. Isso representa 32% do total de 24,9 milhões de empreendedores que possuem seu próprio negócio no País, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Para reconhecer e fortalecer essas mulheres, que fazem a diferença à frente dos negócios, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e o Sebrae assinaram, ontem, um protocolo de intenções para a realização conjunta do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Atualmente, na sua 13ª edição, o prêmio reconhece empresárias, agricultoras e microempreendedoras individuais que se destacaram na sua trajetória empreendedora. As vencedoras ganharão um troféu, o selo de vencedora e uma capacitação em território nacional. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br até o dia 31 de março.
A Sedes atuará nesta parceria por meio do Programa de Competitividade Sistêmica do Estado do Espírito Santo (Compete-ES), que em seu eixo focado na melhoria da gestão conta com a parceria do Espírito Santo em Ação.
José Eduardo Azevedo, secretário de Estado de Desenvolvimento, disse que as mulheres estão, cada vez mais, assumindo posições de destaque nas empresas e que tem histórias bonitas de empreendedorismo, que precisam ser valorizadas.
O superintendente do Sebrae, José Eugênio Vieira, ressaltou a importância da retomada do projeto e a parceria com a Sedes, que vai facilitar o trabalho que está sendo realizado para homenagear o desempenho das mulheres empreendedoras.
Saiba mais
No prêmio, são avaliados aspectos relacionados a trajetória profissional e gestão: iniciativa, visão de futuro, pensamento sistêmico, aprendizado, inovação, valorização das pessoas e do gênero feminino, planejamento, estabelecimento de metas, busca de informações e de oportunidades.
Podem se inscrever mulheres empreendedoras, com mais de 18 anos, que sejam proprietárias de pequenos negócios ou microempreendedoras individuais.
Entre abril e maio, as inscritas mais bem pontuadas receberão a visita de um verificador para a validação das informações apresentadas.
Em julho, serão reconhecidas com placa/troféu, certificado e selo de participação as mulheres que transformaram seus sonhos em realidade, sendo exemplos para tantas outras mulheres que sonham ser empreendedoras.
FOTO: Divulgação / Sedes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)