24/05/2017 08h04 - Atualizado em 24/05/2017 09h13

Imprensa Oficial do ES: 127 anos de serviços prestados à população capixaba

Uma instituição centenária, que busca sua renovação a cada ano. Esta é a Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), que completou ontem (23 de maio), 127 anos de serviços prestados à população capixaba. A data, com grande simbolismo por marcar a Colonização do Solo Espírito-Santense, é também o dia que circulou a primeira edição do Diário Oficial do Estado, em 1890.

De lá para cá, a instituição já passou por muitos percalços, superados graças à dedicação de seus servidores, a implantação de novos modelos de gestão e a qualidade dos serviços prestados.

“A Imprensa Oficial do Espírito Santo é responsável pela publicação dos atos dos poderes constituídos. Somente a partir da publicação desses atos no Diário Oficial é que eles passam a ser válidos. E nós continuamos primando pela nossa missão de garantir o acesso às informações de interesse público, com transparência e qualidade”, destaca a diretora-presidente do DIO/ES, Mirian Scárdua.

Interatividade

Seguindo uma de suas principais premissas, a transparência, a Imprensa Oficial do Espírito Santo está sempre em busca de novas tecnologias que permitam ao cidadão acompanhar mais de perto as publicações do Diário Oficial.

Por meio do portal www.dio.es.gov.br, na seção de “Consultas”, o internauta tem à sua disposição a edição completa a partir da zero hora do dia da publicação, com a possibilidade de busca via palavras-chave e a pesquisa agendada, na qual o conteúdo cadastrado previamente é encaminhado via e-mail sempre que for publicado.

Outra facilidade é o ES na Palma da Mão, um aplicativo do Governo do Estado para dispositivos móveis, por meio do qual, entre outros serviços, o cidadão também tem acesso às edições do Diário Oficial. Com o ES na Palma da Mão, o cidadão ganha mobilidade e interatividade, com a possibilidade de fazer pesquisas e compartilhamento das informações publicadas no Diário Oficial em qualquer lugar do mundo.

Economia

Além da impressão do Diário Oficial, o DIO/ES também é especialista na produção de serviços gráficos, como folders, cartilhas, cartões de visita, pastas, entre outros materiais para órgãos públicos.

Anteriormente preso a um processo de produção antigo, ainda com o uso de fotolito, o DIO/ES possuía um custo muito mais elevado para produção dos materiais gráficos.

Com a aquisição do CTP (Computer to Plate), que realiza um processo computadorizado de gravação das chapas utilizadas na impressão offset, essa realidade mudou. Além do aumento na produtividade, o setor realiza o mesmo serviço em muito menos tempo. No processo via fotolito, por exemplo, um trabalho de gravação que levaria cerca de 4 horas, atualmente é feito em menos de 10 minutos. Isso sem levar em conta o fim dos custos com o fotolito, cerca de R$ 100 mil anuais.

O CTP disponível no Parque Gráfico do DIO/ES também possui a vantagem de ser ecoeficiente, pois possui um sistema próprio de reaproveitamento da água utilizada no processo de gravação das chapas.

Incentivo à Cultura

A Imprensa Oficial do Espírito Santo também se dedica a disseminar a cultura capixaba. Por isso, em 2011 criou o Caderno D, revista com periodicidade bimestral, que lança um olhar apurado sobre a cultura do Espírito Santo, sempre trazendo informações históricas e atuais sobre arte, música, dança, fotografia, entre outros temas.

Para conferir as edições do Caderno D, basta acessar o site www.dio.es.gov.br e clicar no banner da publicação disponível logo abaixo dos menus. Por meio do portal, é possível visualizar de maneira interativa todas as edições, desde a primeira a ser lançada, com uma ferramenta que permite folhear as revistas digitalmente, tornando a leitura virtual muito mais agradável.

FOTO: Divulgação / DIO-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard